fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Intolerância religiosa: bandeira de Santa Cruz é alvo de vândalos no Nova Fortaleza II

Intolerância religiosa: bandeira de Santa Cruz é alvo de vândalos no Nova Fortaleza II

Image

A bandeira da festa de Santa Cruz da Irmandade do bairro Nova Fortaleza II, foi alvo de vândalos, na quarta-feira (3), em Divinópolis. Após tomar conhecimento, a Congregação das Irmandades de Reinado, festa de Cruz, Folia de Reis e correlatas de Divinópolis (Congadiv), repudiou o ato. Para a Congregação, além de ser vandalismo, a atitude é denominada “intolerância religiosa”.

“Para nós, a bandeira é sagrada. Esse ato é inadmissível. Nós não podemos aceitar que os nossos objetos sejam ofendidos. Vamos registrar boletim de ocorrência para que isso não se repita mais, em nenhum espaço sagrado”, informou a Irmandade do bairro Nova Fortaleza, em postagem nas redes sociais.

Até o momento nenhum autor do ato foi localizado. Quem também se manifestou sobre o caso foi o Conselho de Promoção da Igualdade Racial de Divinópolis (Compir). Veja nota na íntegra:

Sobre a festa de Santa Cruz:

As tradições culturais e religiosas de Divinópolis continuam vivas e fortes, mesmo em tempos de pandemia. As festas de Santa Cruz são exemplos disso, com as comemorações acontecendo em diversas irmandades da cidade.

A Irmandade de Santa Cruz e Nossa Senhora Aparecida do bairro São Luís e Itaí, a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário da Comunidade de Branquinhos, a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito do bairro Nova Fortaleza II e a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos bairros Interlagos e Dona Quita são algumas das entidades de Divinópolis, que celebram a Festa de Santa Cruz.

As festas de Santa Cruz são importantes não apenas para a comunidade religiosa, mas também para a cultura e história da cidade de Divinópolis. Elas representam a continuidade das tradições e o fortalecimento da identidade local.