fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • INMET: Chuvas em MG são causadas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul e podem durar até 11 dias

INMET: Chuvas em MG são causadas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul e podem durar até 11 dias

Image
inmet divinopolis 02 03 2020

inmet divinopolis 02 03 2020

O grande volume de chuvas que atingiram o Minas Gerais, desde a noite de sábado, foram causadas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

Os danos são típicos desta época do ano, e já tivemos episódios parecidos em décadas chuvosas.

Isso ocorre pela ZCAS que é um sistema que modula a estação chuvosa do Sudeste e Centro-Oeste, que só se configura com, no mínimo, três dias de chuva. Geralmente, ela tem durado de quatro a cinco dias, mas pode chegar até 11 dias – afirma o meteorologista.

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a frente fria bloqueada pelo Sudeste foi alimentada pela umidade que vem da Amazônia em altitude, formando um grande corredor de nuvens carregadas.

Quando a ZCAS se forma é sinal de grande quantidades de chuvas, o que causa transbordamentos e enchentes e significa que teremos vários dias de chuvas persistentes e volumosas.

A água fria na costa do Sudeste vem facilitando a convergência de ventos sobre o interior desta Região. Ventos úmidos e quentes vindos do Norte do Brasil e também ventos úmidos vindos do mar se encontram sobre a Região Sudeste. Desde o começo do verão, já tivemos várias semanas nas quais esta convergência de ventos ficou bastante acentuada, fazendo com que as áreas de chuva ficassem mais intensas e persistentes sobre a Região Sudeste 

CLIQUE PARA ACESSAR OS ALERTA DO INMET

inmet