fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Horários especiais de fim de ano do comércio iniciam neste fim de semana

Horários especiais de fim de ano do comércio iniciam neste fim de semana

Image

O comércio em Divinópolis está com uma projeção de vendas positiva para o período de festividades de fim de ano. No município, o comércio está autorizado a funcionar neste sábado, dia 16, de 09h às 18h. No dia 17 de dezembro, domingo, o comércio em geral ficará fechado, com exceção do Shopping Divishop que vai abrir.

Nos dias 18 a 22, funcionamento das 9h às 20h. Dias 23 e 24, de 09h às 18h e na segunda, dia 25, fechado. Na terça-feira, dia 26, as lojas voltam a abrir às 12h. Nos dias 27 a 30, atendimento normal. Dias 31 e 01, domingo e segunda, comércio fechado. E no dia 02 de janeiro, funcionamento após 12h.

O SinComércio – Sindicato do Comércio Varejista de Divinópolis, representante do comércio varejista e das microempresas comerciais, elaborou uma convenção coletiva a fim de estender o horário de atendimento do comércio divinopolitano, que recebe compradores de toda a região.

De acordo com o presidente do SinComércio, Gilson Teodoro do Amaral, é importante que as empresas sigam as determinações da Legislação Trabalhista e da CCT – Convenção Coletiva de Trabalho e o SinComércio pode orientar o empresário em caso de dúvidas. “A carga horária do comércio varejista em Divinópolis é de 44 horas semanais, podendo o empregador estender em até duas horas diárias, sem autorização prévia.

No entanto, para trabalhar em domingos e feriados é necessária uma autorização especial para evitar problemas jurídicos e trabalhistas pelo descumprimento das normas coletivas de trabalho”, alertou.

O Shopping Divishop abrirá no dia 17 de dezembro, das 09h às 17h e no dia 24 de dezembro de 09h às 14h, sendo suas lojas as fornecedoras de produtos para revendedores da região. As lojas do comércio varejista estabelecidas no Divishop poderão utilizar da mão de obra de seus colaboradores nos domingos 17 e 24 de dezembro, desde que observem as condições estipuladas na Convenção.

De acordo com a convenção coletiva assinada entre os sindicatos patronal e profissional da categoria é necessário que a empresa, tanto do comércio em geral, como do comércio do Divishop, solicite ao SinComércio o requerimento de adesão à cláusula autorizativa, comprometendo-se a cumprir o que ali está estipulado, para que assim, a empresa esteja apta a utilizar do trabalho dos seus funcionários.

Os comerciantes que precisarem de mais informações para o bom e correto funcionamento das lojas, basta ligar para (37) 99873-4466 ou (37) 99816-2621.