fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • História e devoção a Nossa Senhora das Candeias em Divinópolis

História e devoção a Nossa Senhora das Candeias em Divinópolis

Image

A comunidade católica do bairro Candelária, em Divinópolis, está se preparando com entusiasmo para as Festividades de Nossa Senhora das Candeias 2024, que acontecerão de 24 de janeiro a 02 de fevereiro. Este evento é um momento especial de celebração e devoção, marcado por atividades que fortalecem os laços entre os fiéis.

Durante a Novena,haverá as tradicionais barraquinhas, onde todos poderão desfrutar de comidas típicas e deliciosas, proporcionando momentos de confraternização e alegria para a comunidade. É uma oportunidade única para compartilhar experiências, fortalecer amizades e viver a espiritualidade em conjunto.

Vale ressaltar que a capela, local de tantas vivências e celebrações, está passando por obras importantes. Neste momento, a colaboração de todos os fiéis de Divinópolis e região é crucial. Cada contribuição conta e faz a diferença para a conclusão dessas melhorias.

A devoção a Nossa Senhora das Candeias tem origens antigas e está associada à festa da Apresentação do Senhor, também conhecida como a festa das Candeias ou a festa da Purificação de Maria. Essa celebração tem suas raízes na tradição judaica, onde as mulheres, após o nascimento de um filho, passavam por um período de purificação. De acordo com a Lei Mosaica, esse período era de quarenta dias.

A festa da Apresentação do Senhor, celebrada em 2 de fevereiro, marca o encerramento desse período de purificação para Maria, que, junto com José, apresentou o menino Jesus no Templo de Jerusalém. Essa apresentação é considerada um momento significativo na vida de Jesus e Maria.

A associação da devoção a Nossa Senhora das Candeias com a festa da Apresentação do Senhor se dá pela tradição de acender velas ou candeias durante a celebração litúrgica desse dia. A luz simboliza Cristo como a “Luz do Mundo”. Assim, a devoção à Nossa Senhora das Candeias está intrinsecamente ligada à luz que ilumina nossas vidas, representada por Jesus.

História
Em 1980 a comunidade Nossa Senhora das Candeias iniciou seus trabalhos com as irmãs Verônica e Geraldina. Com a 1ª celebração na casa de Maria Rosa (Maria do Guiar), com a participação de quatro famílias, não havendo ruas, nem rede elétrica, mas força e entusiasmo dos moradores.

A 1ª missa foi celebrada pelo Padre Evaristo que vinha com gosto animar a comunidade. E no dia 1º de setembro de 1983, Dom Cristiano celebrou a missa na comunidade em homenagem às irmãs do Bom Pastor, principalmente a Irmã Cecília. Como não havia energia elétrica, iluminava-se com lamparina e lampião, e foi sugerido pela Irmã Verônica que a Padroeira da comunidade seria Nossa Senhora das Candeias.

Em 04 de abril de 1998 foi formulado para a autorização da construção de uma Capela de Nossa Senhora das Candeias, no bairro Candelária, com a autorização de Dom José Belvino do Nascimento.