O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários e Urbanos de Divinópolis (Sinttrodiv) definiu uma data para o início de uma possível greve em assembleia geral nesta quarta-feira (26).
Caso não haja acordo entre a categoria e o Consórcio Transoeste, responsável pelo serviço na cidade, os motoristas irão iniciar a paralisação no dia 10 de março.
A primeira sessão da assembleia, na parte da manhã, votou por unanimidade pela greve. Outras duas sessões estão marcadas para à tarde e à noite de quarta (26).
Os motoristas pedem aumento de salário de 7%, acima da inflação, argumentando que a renumeração está defasada. Em resposta, o Consórcio Transoeste afirma que as empresas estão em crise devido ao aumento do preço do óleo diesel e o congelamento do preço da “passaginha”, que custa R$ 4,15 desde 2020. A proposta foi de 4%, considerada baixa pelo presidente Erivaldo Adami.
Até o momento, foram realizadas três reuniões entre trabalhadores, empresas e a Prefeitura de Divinópolis, que concede subsídios ao transporte desde 2022. Em nenhuma delas, as partes entraram em acordo, o que possibilita o indicativo de greve pelos motoristas.
Veja a entrevista abaixo:















