fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Gleide Andrade e deputada Macaé Evaristo articulam Hospital Escola e investimento no São João de Deus

Gleide Andrade e deputada Macaé Evaristo articulam Hospital Escola e investimento no São João de Deus

Image

Gleide Andrade e deputada Macaé Evaristo articulam Hospital Escola e investimento no São João de Deus
Foto: Assessoria Gleide Andrade/Macaé Evaristo

A secretária de Finanças do PT, Gleide Andrade, e a deputada estadual Macaé Evaristo (PT) realizaram, nesta segunda-feira (07/08), reunião no Ministério da Saúde com o Secretário de Atenção Especializada à Saúde Helvécio Magalhães. Estavam presentes também o Reitor da UFSJ Prof. Marcelo Pereira de Andrade, a Vice-Reitora Profª Rosy Iara, a Diretora Hérica de Lima Santos e a Vice-Diretora Cristina Sanches.

A reunião foi mais uma etapa das negociações para concretizar o anseio de estabelecer um Hospital Escola para práticas da Faculdade de Medicina da UFSJ Campus Dona Lindu, em Divinópolis. O Secretário Helvécio Magalhães se colocou a disposição para ajudar nessa importante reivindicação, que vai atender as aulas práticas para os alunos da UFSJ, e as pessoas de Divinópolis e do centro-oeste mineiro que tanto têm sofrido pela ausência de vagas hospitalares. O projeto do Hospital Escola é uma decisão que envolve o Ministério da Educação, o Ministério da Saúde e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

“Agora vamos para a próxima etapa. O caminho é longo, mas não tenho dúvidas que o hospital chegará, tanto para atender as aulas práticas para nossos alunos da UFSJ, quanto para atender as pessoas de Divinópolis e do centro-oeste que tanto têm sofrido, seja na UPA ou no aguardo de uma vaga hospitalar”, afirma Gleide Andrade.

Acelerador de radioterapia no São João de Deus

Também foram tratados dos investimentos do Ministério da Saúde no Hospital São João de Deus, com o Acelerador Linear, dispositivo utilizado dentro do serviço de radioterapia no tratamento de câncer, que otimizará o atendimento dos pacientes oncológicos de toda região centro-oeste mineira. O pedido já foi protocolado e consta no sistema do Ministério da Saúde como aprovado, faltando apenas a assinatura do aditivo com a empresa fornecedora. Gleide e Macaé aproveitaram para pedir  celeridade na entrega deste aparelho.

Além disso, foi abordada também a necessidade do aumento do teto financeiro do hospital com o aporte de mais recursos do SUS para o fortalecimento da assistência à saúde.