fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Funcionários são intoxicados por monóxido de carbono em siderúrgica de Divinópolis

Funcionários são intoxicados por monóxido de carbono em siderúrgica de Divinópolis

Image
Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Cinco funcionários tiveram sintomas de intoxicação em siderúrgica em Divinópolis. Na noite de domingo, os bombeiros foram acionados através do 193, para socorrer as vítimas. Segundo solicitante, houve um vazamento de gás carbônico no local que já havia sido contido. Dois dos intoxicados foram levado para a UPA e as outras três vítimas recusaram condução para o hospital e saíram do local.

No local, a equipe averiguou que tratava-se de vazamento de monóxido de carbono que ocorreu do alto do forno de uma siderúrgica e constatou que havia cinco pessoas deitadas no chão e todas queixavam-se de vertigem, enjoos e dores de cabeça.

O monóxido de carbono (CO) é um gás incolor e inodoro que pode ser extremamente perigoso, especialmente em situações de incêndio. Para bombeiros, que frequentemente enfrentam ambientes com fumaça densa, o risco de exposição ao monóxido de carbono é significativo.

O gás é rapidamente absorvido nos pulmões e se liga de maneira estável à hemoglobina no sangue, o que pode levar à formação de carboxihemoglobina, diminuindo assim a capacidade do sangue de transportar oxigênio para os tecidos do corpo. Isso pode levar a graves complicações sérias, como hipóxia e até mesmo a morte em casos graves de intoxicação por monóxido de carbono.

O Corpo de Bombeiros alerta para outros profissionais que enfrentam incêndios e tenham contato com o gás para a importância de usar equipamentos de proteção respiratória adequados, além de verificar que a ventilação do ambiente seja adequada para minimizar a exposição ao monóxido de carbono.

Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação