Pular para o conteúdo

Hospital Regional: Início de funcionamento é adiado para 16 de junho

Image

O início das atividades do Hospital Universitário (HU Brasil), antiga Ebserh, em Divinópolis já tem nova data definida. O anúncio foi feito por Gleide Andrade e pelo presidente da instituição, Arthur Chioro, durante visita à sede da unidade, confirmando que os primeiros atendimentos começam a partir do dia 16 de junho.

Inicialmente, a abertura operacional estava prevista para o dia 1º de junho, data em que Divinópolis celebra aniversário, mas o cronograma foi alterado e o funcionamento foi transferido para a segunda quinzena do mês.

Segundo Arthur Chioro, o processo de implantação segue em ritmo acelerado, com treinamento das equipes, organização administrativa e preparação dos equipamentos e materiais hospitalares para o início das operações.

“O hospital vai indo a todo vapor no processo de implantação e nós já temos data para iniciar o funcionamento. A partir do dia 16 de junho, nós vamos poder receber os primeiros pacientes”, afirmou.

A estrutura hospitalar contará com 198 leitos e será preparada para atendimentos de média e alta complexidade, oferecendo assistência clínica, cirúrgica, pediátrica, neonatal, obstétrica e outras especialidades, fortalecendo a rede pública regional.

Além do início das atividades, também foi confirmada a previsão de visita do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, entre os dias 17 e 25 de junho, acompanhado de ministros, para participar da inauguração oficial da unidade.

O hospital é considerado estratégico para a região Centro-Oeste de Minas e deve beneficiar moradores de mais de 50 municípios. A unidade também terá papel importante na formação acadêmica, servindo como campo de prática para estudantes da área da saúde e fortalecendo atividades de ensino, pesquisa e inovação dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

A abertura do hospital encerra uma espera de aproximadamente 16 anos e representa um dos maiores investimentos recentes na ampliação da assistência hospitalar pública na região.