fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Federação PV e PCdoB participa de articulações de Divinópolis em Brasília

Federação PV e PCdoB participa de articulações de Divinópolis em Brasília

Image

As notícias vindas de Brasília ao longo desta semana marcaram a chegada de novos interlocutores ao cenário político local. Algumas conquistas para o município durante a Marcha dos Prefeitos foram viabilizadas em encontros promovidos pelas direções do PV e do PCdoB, em Divinópolis. Partidos, esses, que compõem a Federação, base do Governo Federal. 

Segundo o vereador Rodyson do Zé Milton, “o objetivo é usar o acesso que os partidos têm para viabilizar as políticas públicas e intermediar e agilizar as demandas do Município em Brasília”. Um exemplo dessas ações foi o encontro entre o vereador e o Gestor Nacional de Projetos em Atenção Primária, Augusto Viana Rocha, viabilizado pela direção do PCdoB em Divinópolis. “Quero destacar as áreas da Saúde e Educação, com a libertação de recursos que estavam travados e conquista de novos serviços essenciais para a nossa população, como a ampliação das ações básicas de saúde”, frisou Rodyson em uma dessas agendas.

Augusto Viana foi secretário de Saúde de Betim e hoje coordena um dos setores mais importantes do Ministério da Saúde. “Cumprimos o papel de apresentar as demandas da Prefeitura de Divinópolis e tivemos uma resposta extremamente positiva, com a ampliação de serviços e liberação de novos investimentos para a saúde básica em Divinópolis”, comemorou Rodyson do Zé Milton.

De acordo com o Presidente do PCdoB em Divinópolis, Rominho Duarte, os partidos que compõe a Federação têm um papel de protagonistas na articulação política local. “É nosso papel garantir que a cidade esteja contemplada nas políticas públicas em nível Federal, principalmente na Saúde, Educação, Esportes e Desenvolvimento. Além dessas conquistas que estão sendo viabilizadas esta semana, estamos agendando encontros importantes no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para muito breve. Eu e o vereador Rodyson estivemos pessoalmente com a Ministra Luciana Santos, em Belo Horizonte, e definimos uma pauta importante para Divinópolis”.

Outra área de destaque nas articulações feitas em Brasília é a Educação. O acesso ao MEC vem sendo intermediado pela Presidente do Sindicato dos Professores Particulares de Minas Gerais e professora aposentada da rede municipal de ensino de Divinópolis, Valéria Morato, que fez parte dos grupos de transição de governo. “Foi através desses encontros que conseguimos a liberação de uma emenda de R$ 380 mil reais para o Cetepe que estava travada por questões burocráticas há quase três anos. E mais, a Valéria também conseguiu um encontro no FNED para a quinta-feira (30), quando vamos tratar especificamente da questão da escola Darcy Ribeiro, que também vem se arrastando em Brasília nos últimos anos”, finalizou Rodyson do Zé Milton.

Também estão agendados encontros políticos com representantes estaduais e nacionais dos partidos. Dentre eles, Osvander Valadão, presidente do PV em Minas, e Wadson Ribeiro, do PCdoB. Em pauta, as eleições de 2024.