fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • ESF Ipiranga realiza ações sobre o “Janeiro Branco”, próximo encontro será segunda (23)

ESF Ipiranga realiza ações sobre o “Janeiro Branco”, próximo encontro será segunda (23)

Image
Saúde mental

Saúde mental

Foi realizada na semana passada, ação de saúde referente ao “Janeiro Branco”, na Estratégia e Saúde da Família (ESF) Ipiranga, em Divinópolis. A ação continua, e o próximo encontro será segunda-feira (23).

Durante a ação realizada na semana passada, a unidade distribuiu “cápsulas da mente” para a população. São cápsulas com mensagens dentro com o tema de saúde mental. A ESF também produziu um mural informativo contendo orientações para conquistar uma mente saudável. 

A psicóloga da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf 1), Keilla Couy, explica sobre o “Janeiro Branco”. “Esse momento é um mês que refletimos sobre os resultados do ano que encerrou e as expectativas do ano que se inicia. Devemos ressaltar que temos uma história com folhas em branco para ser escrita. Pensando que os autores dessa história podem precisar de apoio, a equipe do Nasf e os profissionais de saúde mental das unidades de saúde de Divinópolis estão com atendimentos em grupo, que possibilitam refletir sobre essas emoções”, destacou. 

De acordo com o supervisor da unidade, Alisson Israel Rodrigues, as ações que envolvem orientações sobre saúde mental são muito importantes para a manutenção da saúde como um todo. “Aprender a não responder imediatamente aos pensamentos e sentimentos, buscar antes evidências, se nossa interpretação está baseada na realidade ou em opinião são ferramentas importantes de aplicação diária. Além de ajudar a olhar para a realidade sob outra perspectiva, elas possibilitam que alcancemos uma maior estabilidade entre razão e emoção, o que nos permite sermos mais intencionais do que reativos”, afirmou. 

Na segunda (23/1) a ESF Ipiranga realizará um encontro, direcionado pela psicóloga, Hesiane Kempler, para tratar dos assuntos relacionado à saúde mental dos usuários. A ação acontecerá na quadra da igreja Nossa Senhora da Guia, às 7h30.