Empresas de ônibus de Belo Horizonte venderam aproximadamente 417 veículos entre os meses de abril e dezembro de 2020. O motivo da venda foi evitar o colapso do transporte público durante a pandemia. Essa situação deve piorar, considerando que mais 39 veículos estão sendo negociados e devem ser enviados para o Nordeste, segundo a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans). Em média, cada veículo foi vendido por R$ 90 mil, totalizando cerca de R$ 41 milhões.
O Consórcio Transoeste, responsável pela frota de transporte coletivo de Divinópolis, voltou a pedir aumento na “passaginha” de ônibus. Em nota publicada na quarta-feira, 16 de março, a empresa afirmou que o sistema está em risco eminente de colapso. O aumento do diesel e a pandemia são os motivos.Veja a nota na íntegra:
Transoeste anuncia esgotamento e risco de colapso
Passados mais de 24 meses do início da pandemia sem qualquer solução apresentada pela prefeitura de Divinópolis, e agora diante de um aumento inconsequente e abusivo do óleo diesel em todo o país, o Consórcio Transoeste alerta as autoridades do colapso eminente que está por vir no sistema de transporte público da cidade caso não seja concedido o reajuste das tarifas do sistema.
Na justiça:
No início de fevereiro, o Consórcio Transoeste entrou na justiça contra o município para reajuste da “passaginha”. A empresa alega que o valoe, atualmente em R$ 4,15, não é reajustado desde 2020 e e pede aumento para R$6,09.
Relembre entrevista do Prefeito Gleidson Azevedo:
https://www.sistemampa.com.br3/noticias/divinopolis/prefeitura-inicia-estudo-para-avaliar-impacto-do-aumento-de-combustiveis-no-transporte-coletivo/