O Núcleo de Empreendedorismo Juvenil – NEJ, vinculado ao Sebrae, será uma realidade em Divinópolis. Em cerimônia na manhã de hoje (24), durante a abertura da Semana Municipal de Desenvolvimento Econômico 2025, foi confirmada a instalação do NEJ no município. Jovens terão a chance de participar de curso profissionalizante gratuito por meio da Escola do Sebrae de Formação Gerencial que possui metodologia inovadora.
O NEJ é uma das ações da Escola do Sebrae e forma egressos ou estudantes do 3º ano do Ensino Médio da rede pública de ensino, do Ensino Médio da EJA, do CESEC e do ENCCEJA. O Núcleo oferece formação técnica gratuita em Administração e Marketing. Durante o ano letivo, os estudantes recebem uma educação completa que alia as disciplinas básicas do Ensino Médio aos cursos técnicos. O foco da educação empreendedora é o aprendizado na prática. Por isso, os alunos são estimulados a entender e conviver em meio às ações de gestão e gerenciamento.
Em Divinópolis, o NEJ terá duas turmas do Curso Técnico em Administração. Podem participar alunos que estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio ou recém formados que tenham concluído o Ensino Médio na rede pública. As aulas vão começar em agosto deste ano no CETEPE e os inscritos vão participar do curso por dois semestres. O Instituto Federal de Arcos será parceiro na execução do projeto.
O presidente da Agência Novo Oeste, Leo Gabriel, articulou a vinda do NEJ para Divinópolis. As tratativas começaram anos atrás e, agora, esta nova conquista para a região é muito comemorada. “Era um sonho antigo e víamos toda a estrutura em Belo Horizonte e ficávamos sonhando com a instalação de um espaço em nossa cidade. Agora, com este passo, vamos melhorar ainda mais as oportunidades para os jovens e, consequentemente, aumentar a atração de investimentos no município”.
A vice-prefeita de Divinópolis, Janete Aparecida, destacou a importância da Agência de Desenvolvimento para este investimento. “A Agência Novo Oeste tem um patamar diferenciado porque une toda a região Centro-Oeste em uma mesma intenção: o desenvolvimento. Novo Oeste está sendo protagonista porque uniu empresários, terceiro setor e poder público. A região ganha muito com isso”. A prefeitura agora vai elaborar um edital com a regulamentação das inscrições para o NEJ.
Também durante a cerimônia, a prefeitura lançou dois programas em parceria com o Sebrae: o “Capacita Divinópolis” é focado na qualificação profissional e treinamentos voltados para a modernização do mercado de trabalho; e o “Digitaliza Divinópolis” é destinado a ajudar pequenos negócios com transformação digital e inteligência artificial. O objetivo é automação de tarefas, otimização do atendimento ao cliente e análise de dados inteligente.