Divinópolis se despede de Cléo do Niterói, que morreu na noite desta quarta-feira, 30 de setembro. Reconhecido por seu interesse pela filosofia e pelo conhecimento, Cleonário, como era batizado em seus documentos, tornou-se uma figura marcante na vida cultural da cidade ao longo de décadas.
Autodidata, Cléo não tinha formação acadêmica na área de filosofia, mas dedicava parte do seu tempo à leitura de obras filosóficas. Segundo relatos de pessoas próximas, ele costumava ler em praças públicas e se destacava pela profundidade de suas reflexões e conversas com quem passava por perto.
Quem foi Cléo do Niterói? Resumo em 30 segundos
- Cléo do Niterói morreu na noite desta quarta-feira, 30 de setembro.
- Era autodidata e dedicava parte do tempo à leitura de filosofia.
- Na década de 1990, aprovado no curso de filosofia da USP.
- Lia, em média, pelo menos quatro livros por mês.
- Velório acontece nesta quinta-feira (1º), das 6h às 11h, na Vila Vicentina.
Leia também: Cidades | Cultura | Bairro Niterói
Qual foi a trajetória de Cléo do Niterói?
Ainda na década de 1990, Cléo aprovado no curso de filosofia da USP, uma das mais concorridas universidades do país. Consequentemente, não teve, no entanto, condições financeiras de se mudar para São Paulo para cursar a graduação, um marco que, segundo amigos, não o afastou do contato constante com a filosofia ao longo da vida.
Pelo contrário: Cléo manteve o hábito da leitura como rotina, chegando a ler no mínimo quatro livros por mês. Era conhecedor profundo de grandes nomes da filosofia e, segundo relatos de pessoas próximas, nutria admiração especial pela obra da filósofa brasileira Marilena Chaui.
Confira também: Filosofia | Vila Vicentina
Por que Cléo era uma figura tão querida na cidade?
Além disso, Cléo apaixonado por cinema e por outras formas de arte, características que, somadas à sua sensibilidade e educação, o tornaram uma referência informal de cultura em Divinópolis. Na prática, suas conversas em praças públicas funcionavam como pequenas aulas abertas a qualquer pessoa disposta a ouvir.
Sobretudo, a notícia de sua morte recebida com pesar por quem o conhecia. Amigos e conhecidos o descreveram como um patrimônio de Divinópolis, destacando a legião de amizades construídas ao longo de décadas dedicadas ao conhecimento e ao diálogo.
Como serão as homenagens a Cléo do Niterói?
O velório de Cléo do Niterói está marcado para esta quinta-feira, 1º de outubro, das 6h às 11h, na Vila Vicentina, em Divinópolis. Enquanto isso, amigos e admiradores já compartilham lembranças e registros de suas conversas e reflexões, em homenagem à sua trajetória.
Divinópolis presta assim uma última homenagem a um dos seus nomes mais queridos da cultura popular, lembrado não por títulos acadêmicos, mas pela dedicação genuína ao conhecimento e pelo carinho que construiu com a cidade. O Portal MPA se solidariza com familiares e amigos de Cléo do Niterói neste momento de despedida.














