A Prefeitura Municipal de Divinópolis anunciou novas medidas para reforçar o combate à dengue. As ações fazem parte de uma estratégia mais robusta diante dos resultados do último Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa) e da previsão de aumento nos casos da doença durante o período endêmico.
A principal mudança diz respeito à rotina dos agentes de endemias. A partir das novas portarias organizativas, será exigido que cada agente realize, no mínimo, 25 visitas diárias para receber o auxílio integral de deslocamento. A medida visa garantir mais constância nas visitas, eliminando a possibilidade de acumulação de atividades em dias específicos, o que, segundo a média apurada, resultava em dias com um número reduzido de visitas. Agora, o número de visitas será apurado diariamente, visando aumentar a eficácia das ações preventivas contra o mosquito transmissor.
Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde está ampliando os mutirões de limpeza nos finais de semana, com o objetivo de atingir mais bairros em menos tempo e diminuir os focos de proliferação do mosquito.