Divinópolis possui, aproximadamente, 500 indústrias de confecção que produzem cerca de 19 milhões de peças por ano, ocupando o posto de um dos principais empregadores do município. O segmento enfrenta um recorrente gargalo, que é a falta de mão de obra qualificada. Pensando nisso, o Sindicato das Indústrias de Confecção de Divinópolis (SINVESD) firmou uma parceria com o SENAI e apoio do SICOOB Divicred, com intuito de capacitar profissionais para atuar nas indústrias.
O curso Iniciação e Aperfeiçoamento Profissional em Operação de Máquina Industrial Reta e Overlock será oferecido gratuitamente. Podem se inscrever pessoas com idade acima de 18 anos, sem idade limite, que já tenham realizado, no mínimo, até a 4ª série ou atual 5º ano. Interessados devem procurar a Unidade SENAI Divinópolis pelo telefone (37) 3112-0002.
O setor confeccionista em Divinópolis registra um faturamento anual em torno de R$ 600 milhões de reais e a atuação do SINVESD tem sido essencial no fortalecimento do setor. “Nós acompanhamos essa demanda antiga dos empresários, que é a falta de mão de obra e, mais uma vez, em parceria com o SENAI e apoio do SICOOB Divicred, vamos trabalhar juntos para formar profissionais qualificados para continuar fortalecendo nossa indústria, além de gerar emprego e renda”, pontuou o coordenador do SINVESD, Hideraldo de Sousa.
As aulas acontecerão no período noturno e a data prevista para início é 07 de outubro, duração de 1 mês e meio. Os participantes que concluírem o curso poderão ser indicados para fábricas de acordo com a necessidade de contratação. De acordo com o gerente do SENAI Divinópolis, Rener Gonçalves, o plano de curso atende as demandas do setor com o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais para a função de Operador de máquina reta e overlock. “O projeto existe há quase 02 anos e já foram formados mais de 200 profissionais para o mercado de trabalho. A parceria tem como objetivo suprir a carência da mão de obra, gerar renda e alavancar a economia local”, enfatizou.