Pular para o conteúdo

Debate sobre formação de condutores marca reunião da ACASP em Divinópolis

Image


A sede da ACID recebeu, na manhã desta quarta-feira (06), autoridades, lideranças comunitárias e representantes da sociedade civil para mais uma sessão ordinária da Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública (ACASP) a fim de debater assuntos relevantes para o cotidiano divinopolitano no segmento. A tramitação de projeto de lei que pode suspender a exigência de ingresso em autoescolas para a aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foi um dos destaques do encontro que debateu também os transtornos causados pela população em situação de rua em espaços públicos, entre outros temas.

Um proprietário de autoescola usou a tribuna para esclarecer alguns pontos abordados em reuniões anteriores da entidade. Ele explicou que a desorganização do trânsito no bairro Liberdade se deve a essa ser a única área permitida para os treinos como controle de embreagem com os alunos. Ele manifestou ainda a preocupação sobre a proposta do governo que visa tornar o custo da CNH mais acessível com o fim da obrigatoriedade de frequência ao Centro de Formação de Condutores (CFCs). Declarou que os índices de acidentes já são assustadores e a mudança pode dilatar ainda mais esse número. Comentou que uma manifestação da categoria está marcada para o próxima dia 9 em Brasília.

O representante do Corpo de Bombeiros, Tenente Amaral, também se mostrou apreensivo com o fim da capacitação do cidadão para a condução de veículos em autoescolas, apresentando dados de ocorrências atendidas pela corporação no estado. Só no ano passado foram registrados 22.327 acidentes de trânsito. Desse número, o 10º batalhão atendeu mais de 2 mil ocorrências em Divinópolis e região abrangida. Enfatizou a importância não só do treinamento especializado como da conscientização do condutor.
Lucas secretário da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settrans), informou que somente em Divinópolis em 2025 foram registrados 2.500 sinistros no Município. Anunciou que a pasta, em parceria com a Polícia Militar, iniciou nesta semana uma operação, por meio de blitz repressivas, que culminou na remoção de cinco veículos para o Pátio do Socorro por falta de CNH. Destacou ainda a constatação de outras irregularidades como a ausência de documentos do veículo e itens obrigatórios no momento da abordagem.

Sobre a situação dos moradores de rua, os casos de arruaça no entorno da Praça do Santuário voltaram a ser discutidos. Representante da Paróquia local pediu ajuda da entidade para a resolução do caso, visto que mesmo com as abordagens da própria igreja e Prefeitura, o público continua no local causando transtornos que podem fugir do controle. Pontuou ainda outros problemas como o acúmulo de sujeira que vem atraindo ratos, vetores de diversas doenças. A Polícia Militar, através do capitão Wendel, comentou que as abordagens são constantemente realizadas e destacou a importância do registro do Boletim de Ocorrência em casos de perturbação ou ameaças, uma vez que a corporação não pode prender pelo simples fato de o morador de rua ocupar o espaço público.

A necessidade de uma reunião com uma comissão envolvendo todas as frentes competentes foi constatada e também uma campanha de conscientização que vise o fim das doações como forma de estimular o público a procurar os serviços prestados pela Prefeitura, como forma de dignificar a situação.
Outros assuntos como a programação do Agosto Lilás em diversas áreas, a regulamentação da Lei Estadual para o âmbito municipal definindo atribuições a aplicação de sanções quanto a questão da circulação com cães perigosos sem focinheira em espaços públicos, e a atuação do trabalho conjunto da Polícia Civil e Polícia Militar para a resolução do homicídio nos Costas com a prisão de dois autores também foram tratados.

Após a manifestação do Conselho Técnico sobre suas atividades, o presidente Breno Clementino encerrou a sessão.

A ASSOCIAÇÃO
A ACASP é uma sociedade civil sem fins lucrativos que foi criada em 1999 para dar apoio aos órgãos de segurança pública do município de Divinópolis. Todos os seus membros trabalham de forma voluntária e não remunerada, em prol de moldar uma sociedade mais segura. Você também pode se associar a ACASP e contribuir com este projeto por meio do site: www.Acasp.org.br. Sua doação e apoio são muito importantes para a continuação deste trabalho.