fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • CSSJD prepara centenas de colaboradores para prevenção e combate a incêndio

CSSJD prepara centenas de colaboradores para prevenção e combate a incêndio

Image

O Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD, por meio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT, promoveu, nas últimas semanas, treinamentos sobre Prevenção e Combate a Incêndio. A ação foi realizada em alusão a campanha Abril Verde, que busca promover a conscientização sobre a importância da segurança e saúde de seus colaboradores.

As atividades foram realizadas no Auditório da instituição, atendendo às determinações da NR23 e da IT-12 – Brigada de Incêndio do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais – CBMMG, orientando os participantes sobre os tipos de extintores e suas aplicações, além da realização de um quiz de conhecimentos e de uma atividade prática ao ar livre.

De acordo com o SESMT, quase mil colaboradores já participaram das atividades de treinamento. Eles tiveram acesso aos conhecimentos básicos e técnicas necessárias para lidar com situações emergenciais relacionadas ao incêndio, possibilitando a execução de medidas rápidas e eficientes para sanar problema, caso ocorra. 

Para a Engenheira de Segurança do Trabalho do CSSJD, Hula da Silva Rocha, o treinamento foi uma oportunidade de levar conhecimentos que podem ser utilizados em diversas situações, inclusive fora da instituição. “Foi um saldo positivo para os colaboradores que participaram. A equipe da Segurança do Trabalho agradece a todos e ressalta a importância destes treinamentos no São João de Deus. Somos a maior instituição hospitalar do Centro-Oeste de Minas, com mais de 36 mil m² de área construída, o que aumenta ainda mais nossa responsabilidade na formação e atuação desses colaboradores mediante situações de incêndio”, acrescentou.

Além de orientar os colaboradores com medidas que visam desenvolver ações de prevenção ao incêndio, capacitações como esta também são vistas como prioridade pela instituição, buscando proporcionar um ambiente mais seguro para todos que utilizam as dependências do CSSJD.

Brigada de Incêndio 

Outra iniciativa que merece destaque é a formação de colaboradores para a Brigada de Incêndio da instituição. Atualmente, de acordo com o SESMT, 300 colaboradores já formaram e atuaram nesta Brigada. 

A partir de junho, uma nova turma de brigadistas iniciará os treinamentos intensivos, seguindo temas normativos como classes e prevenção de incêndio, análise de vítimas, primeiros socorros, dentre outros. 

Ainda de acordo com Hula da Silva Rocha, o grande diferencial do treinamento de combate a incêndios para a formação de novos brigadistas é que enquanto o primeiro oferta conceitos básicos, o curso de formação prepara e capacita as equipes para atuarem na prevenção, abandono, combate a um princípio de incêndio e prestação de primeiros socorros. “Este treinamento que aplicamos prepara os colaboradores para enfrentarem momentos de emergência, já a Brigada forma líderes responsáveis pela coordenação e execução das ações no plano de segurança contra incêndio”, explicou. 

Por isso, brigadistas bem qualificados devem conhecer bem as técnicas de combate a incêndio, as entradas e saídas do prédio, onde poderá atuar, manter os curso de reciclagem em dia, e participar periodicamente de simulados.

A simulação de fato que pode acontecer a qualquer momento na realidade, repetida muitas vezes, torna natural e faz o profissional internalizar as ações, além de dar a tranquilidade necessária para agir na emergência real.