O Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD e a Secretária Municipal de Saúde – Semusa, firmaram, no dia 28 de abril, o 34º Termo Aditivo à Contratualização 007/2019, que refere-se, exclusivamente a compra de leitos do CSSJD para internações pediátricas do município. Esses leitos seriam ainda para atendimentos pediátricos a crianças que aguardavam internação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto.
Desde então, foram desmobilizados leitos adultos de Convênio e transformados em enfermarias de dois leitos para as crianças. Ainda inclusos no Aditivo, estavam leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) também de convênios, não prejudicando ou comprometendo a atendimentos ao Sistema Único de Saúde (SUS) em nenhum momento. Em conjunto a Semusa, UPA e CSSJD analisaram caso a caso para garantir que as crianças atendidas fossem do município e para deliberar sobre isolamentos e internações de longa permanência, otimizando todos os leitos para atender o maior número possível de crianças, além de assegurar 100% de ocupação dos leitos.
No Termo Aditivo constavam 12 leitos de enfermaria e 2 leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) pediátrica. O 1º Termo Aditivo foi assinado para um período inicial de 60 dias. No entanto, devido à alta demanda de internações, pediatras e a equipe de enfermagem, em um esforço conjunto e focando no bem-estar das crianças em mente, decidiram estender o acordo por mais 30 dias, prolongando a parceria até 27 de julho de 2024.
Durante os 90 dias do Aditivo, o Complexo de Saúde São João de Deus recebeu um total de 152 crianças. Dessas, 29 foram encaminhadas para a UTI, onde quatro precisaram permanecer em isolamento devido a condições que requeriam cuidados especiais para evitar a propagação de infecções. As outras 123 crianças foram internadas na enfermaria, sendo que 40 delas necessitaram de isolamento por terem quadro com doenças infecciosas ou necessidade de proteção imunológica.
Desde a assinatura do Termo Aditivo no final de abril, o Complexo de Saúde São João de Deus recebeu 04 crianças transferidas da UPA já no mês de abril. O mês de maio foi marcado com a chegada de 64 crianças. Em junho, o número de transferências foi de 42, e em julho, recebemos também 42 crianças. Esses dados refletem o aumento da demanda e a capacidade do CSSJD em atender a essas necessidades do município com eficiência e cuidado nos momentos críticos.
Desde o início do projeto de transferência de pacientes pediátricos para o CSSJD, um panorama diverso de condições médicas foi observado entre as crianças atendidas. Dentre os casos recebidos, aproximadamente 67%, envolveu problemas respiratórios. As condições mais frequentemente diagnosticadas foram Pneumonia, Bronquiolite, Influenza e Asma, refletindo um padrão comum de doenças sazonais e respiratórias. Além desses, o Complexo de Saúde também tratou de uma variedade de outras situações clínicas nessas crianças incluindo Dengue, Apendicite e Fraturas, demonstrando a abrangência e a capacidade de resposta da instituição para atender a diversas necessidades médicas infantis.
A Médica Pediatra do CSSJD, Dra. Olga Maria Nascimento, disse como foi importante o contrato firmado entre o CSSJD e a Semusa. “Considero a ampliação dos leitos pediátricos nesse momento de sazonalidade de extrema importância, pois possibilitou que essas crianças recebessem assistência adequada em tempo oportuno. Isso dificilmente aconteceria apenas com os 30 leitos já existentes, considerando que esses leitos são ocupados por recém-nascidos, pacientes em pré e pós-operatório, egressos do UTI, além da demanda pediátrica geral. O apoio da diretoria para aumentar o número de profissionais, incluindo pediatras e equipe multidisciplinar, foi crucial para o funcionamento adequado e eficiente do projeto. O maior desafio neste período foi manter as crianças em outro setor, já que essa área era estruturada para o atendimento de pacientes adultos e a equipe não estava acostumada com pacientes pediátricos. No entanto, todos se mostraram dispostos a atender a demanda e a se capacitarem para oferecer o melhor cuidado possível às nossas crianças. Além disso, a união entre toda a equipe de pediatria garantiu que as 152 crianças que receberam assistência hospitalar no CSSJD recebessem um tratamento adequado e de alta qualidade, com todo o cuidado e carinho que merecem. Agradeço a todos os profissionais envolvidos neste projeto, à diretoria, à Secretaria Municipal de Saúde, e aos profissionais diretamente ligados à assistência aos pacientes, pois sem essa parceria, o sucesso deste projeto não seria possível”, salientou.
A Diretora Executiva – CEO do CSSJD, Elis Regina Guimarães, congratulou o contrato firmado que possibilitou que 152 crianças fossem salvas. “Primeiramente, quero agradecer a parceria estabelecida com a Semusa, representada pela atual Secretária de Saúde, Sheila Salvino, e pela Diretora de Regulação em Saúde, Cristiane Joaquim, que têm sido fundamentais para o município de Divinópolis. Agradecemos também ao Senador Cleitinho, cuja intervenção e apoio foram cruciais em um momento tão crítico para o São João. Graças a essa colaboração, 152 crianças foram salvas durante este período. Se considerarmos o total de diárias de atendimento prestadas às crianças, chegamos a 930 dias, que é o que chamamos de “paciente-dia”. Este termo refere-se ao número de dias que cada paciente esteve sob cuidados médicos. A média de permanência foi de 6,11 dias, o que é relativamente alto. Isso se deve à gravidade dos casos que tratamos, exigindo cuidados prolongados para garantir a recuperação completa das crianças”, contou.
Além disso, Elis Regina continuou sua fala enfatizando o trabalho da instituição e contando sobre os planos para 2025. “Além desses agradecimentos, queremos destacar também o trabalho excepcional da equipe de pediatria do Complexo de Saúde São João de Deus. Com a expertise deles, conseguimos ampliar nossa capacidade com 12 novos leitos de internação para o SUS e 10 leitos para a saúde suplementar, convertendo 22 leitos adultos em pediátricos. Essa transformação só foi possível graças ao trabalho conjunto do Corpo Clínico, da Equipe de Enfermagem, da Diretoria e do Município que demonstraram um comprometimento admirável. Em tempos de crise, a união entre todos os envolvidos fez toda a diferença e contribuiu para salvar vidas. Já estamos idealizando novas parcerias e planejando para o próximo ano, com o objetivo de estarmos preparados para o aumento sazonal na demanda de atendimento às crianças. Assim, quando essa sazonalidade ocorrer, estaremos prontos para atendê-los de maneira eficaz, segura e com excelência. Agradecemos imensamente a todos que fizeram parte desse esforço coletivo e estamos ansiosos para continuar colaborando para o bem-estar de nossos pequenos pacientes”, expressou.
O Diretor Presidente, André Waller, falou sobre essa parceira do CSSJD com a Semusa que contribuiu para a saúde de várias crianças. “É com grande satisfação que anunciamos o sucesso do contrato firmado com a Semusa, que permitiu a transferência e o atendimento de 152 crianças da UPA Padre Roberto para o Complexo de Saúde São João de Deus. Este projeto não apenas reforça nosso compromisso com a segurança e excelência no cuidado pediátrico, mas também destaca nossa responsabilidade social em garantir que todas as crianças recebam o tratamento necessário em tempo hábil. Nossa equipe dedicou-se a oferecer um atendimento de alta qualidade, com todo cuidado, carinho e atenção que nossos pequenos merecem. Este é mais um passo significativo em nossa missão de promover a saúde, o bem-estar da comunidade e de continuar sendo referencia em resolutividade assistencial”, destacou.
Atualmente, a instituição está cuidando de oito crianças, das quais sete estão na enfermaria e uma na Unidade de Terapia Intensiva. Todas elas continuarão recebendo o tratamento e os cuidados necessários até que estejam prontas para receber alta hospitalar. Com o encerramento deste contrato, o CSSJD reafirma seu compromisso com a saúde e o bem-estar da população de Divinópolis, mantendo-se aberto a futuras parcerias que possam contribuir para a melhoria contínua dos serviços de saúde na região, cumprindo sua visão de ser sempre referência nacional na filantropia em Resolutividade Assistencial!