fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Condomínio questiona vistoria da Defesa Civil no bairro Ponte Funda, em Divinópolis

Condomínio questiona vistoria da Defesa Civil no bairro Ponte Funda, em Divinópolis

Image
Foto: Google Maps/Divulgação

O condomínio City Divinópolis, localizado no bairro Ponte Funda, acusou a Prefeitura de tirar a responsabilidade da Defesa Civil para resolver problemas causados por alagamentos.

Em nota enviada pela Prefeitura no dia 30 de novembro, o Município atribuiu ao síndico a solução dos problemas após alagamentos causados pela chuva, após detectar que não houve problemas relacionados a canaletas e bueiros, de responsabilidade da Prefeitura.

A administração do condomínio afirma que o órgão não observou questões importantes e que já procurou as autoridades competentes para tratar sobre o caso. Por fim, a gestão informou que tomará medidas judiciais. Leia a nota abaixo na íntegra.

O Condomínio City Divinópolis, em 30/11/2023, foi surpreendido com uma Nota de Esclarecimento da Prefeitura Municipal de Divinópolis, veiculada em jornais e redes sociais. A referida nota, baseada em vistoria da Defesa Civil, atribui ao gestor do condomínio a responsabilidade na resolução dos problemas de alagamentos, alegando não ter identificado bloqueios ou obstruções nos bueiros próximos ao empreendimento.

O Síndico do Condomínio City Divinópolis repudia vigorosamente a atitude irresponsável da Defesa Civil, que, de maneira leviana, tenta deslocar a responsabilidade do Município para um empreendimento destinado a pessoas de baixa renda.

É imperativo destacar que a alegada vistoria parece ter sido direcionada, uma vez que as imagens captadas pelo responsável pelo condomínio contradizem claramente os resultados apresentados na nota de vistoria, evidenciando bueiros obstruídos, quebrados e canaletas cheias de terra, apontando na direção do condomínio toda água proveniente das chuvas.

Além disso, questionamos por que a Defesa Civil não analisou questões cruciais, como o diâmetro da tubulação para suportar o índice pluviométrico da área e o correto direcionamento do volume de água. A tubulação que recebe o escoamento pluvial das ruas próximas, passando dentro do condomínio em regime de servidão, é responsabilidade da prefeitura, não dos moradores. Esses pontos foram definitivamente ignorados pela aludida vistoria.

O gestor do condomínio já buscou contato com o Prefeito, Vereadores, Secretário de Obras e Defesa Civil, informando sobre o problema e as obstruções dos bueiros. Entretanto, até o momento, os moradores, frequentemente afetados por alagamentos devido ao descaso do poder público, encontram-se abandonados à própria sorte.

Se não houver uma intervenção eficaz do município nos próximos dias, o condomínio
tomará medidas legais, recorrendo ao Ministério Público, para assegurar a assistência
necessária às pessoas prejudicadas.