fbpx
Pular para o conteúdo

Concerto de Natal será realizado nesta sexta-feira (20)

Image

Concerto de Natal será realizado nesta sexta-feira (20/12/2024) em homenagem a Frei Joel Postma

O evento ocorrerá no Santuário de Santo Antônio, em Divinópolis, e contará com a presença de Gê Lara, do Coral Uirapuru e de convidados especiais.

Frei Joel nasceu na Holanda, em 8 de março de 1929. Entrou para a Ordem Franciscana aos 13 anos e antes mesmo de ir ao noviciado, teve sua facilidade musical reconhecida, aprendida em sua família, e começou a ter aulas para poder tocar nas orações dos noviços de sua turma.

Foi indicado para o Brasil no final do curso de Teologia e começou a se preparar melhor para a empreitada que o esperava: ser o mestre de canto no seminário em Divinópolis. Após a sua ordenação presbiteral em 1956 e durante três anos (1957 a 1959), frei Joel estudou no conceituado Instituto Holandês para Música Sacra, em Utrecht.

Em outubro de 1959, frei Joel embarcou numa viagem de 17 dias até o Brasil. Na bagagem, trouxe um clavicórdio, que foi utilizado por ele anos depois na composição da Cantata “O Peregrino de Assis”. O frei Joel permaneceu em Divinópolis (MG) de 1959 a 1964.

No Brasil, cônego Amaro Cavalcanti de Albuquerque, da arquidiocese do Rio de Janeiro e presidente da Comissão Nacional de Música Sacra, havia publicado uma pequena brochura com uma seleção das composições do padre Gelineau, com a letra dos salmos e cânticos traduzidos e metrificados para o português.

Na sua vinda para o Brasil,  frei Joel recebeu de presente de seu pai um bom gravador de rolo Philips. Com a ajuda desse gravador, as melodias compostas pelo padre Gelineau, com as versões vertidas para o português por cônego Amaro, foram sendo gravadas por frei Joel em Divinópolis. (…) Com justiça, padre Joseph Gelineau pode ser chamado o patriarca da música sacra conciliar”.

Em 1964, frei Postma foi para Santos Dumont (MG). É desse período em Santos Dumont a primeira e, talvez, mais significativa composição dele: a cantata ‘O Peregrino de Assis’. O motivo da sua composição foi a comemoração dos 25 anos do Seminário Seráfico, celebrado em 1966. A iniciativa de verter a cantata para o português ocorreu em 1965.

O período de frei Joel em Santos Dumont (1964 a 1984) corresponde à sua fase mais produtiva como compositor. Todo esse trabalho, além da sua participação nas diversas edições dos cursos de canto pastoral Brasil afora o tornaram a pessoa apropriada para assumir um serviço importante na Igreja do Brasil: assessor do Setor de Música Litúrgica da Comissão para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Muitos músicos brasileiros, ao irem estudar na Europa, acabavam menosprezando a cultura brasileira. Com frei Joel ocorreu o contrário. Ele fez questão de valorizar as tradições brasileiras e incentivar os compositores litúrgicos que prezavam por destacar as culturas locais, como padre Jocy Rodrigues e padre Geraldo Leite Bastos, cônego Amaro Cavalcanti, o líder dessa turma, padre Nicolau Vale, padre José Alves, Reginaldo Veloso, entre outros.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
()
x