Vídeos que mostram objetos brilhantes cruzando o céu na noite desta quarta-feira (14) assustaram moradores de Divinópolis e outras cidades do Centro-Oeste de Minas como Nova Serrana, Oliveira e São Sebastião do Oeste.
Os registros, feitos por moradores e que viralizaram nas redes sociais, mostram rastros luminosos que duraram alguns segundos.
O fenômeno, também registrado na Bahia, Goiás e Distrito Federal, gerou especulações nas redes sociais, com hipóteses variando entre meteoros, estrelas cadentes e até mesmo OVNIs.
Fenômeno observado em Divinópolis tende a ser mais comum
Segundo o astrônomo Ricardo Ogando, do Observatório Nacional, a ‘bola de fogo’ se trata de uma possível reentrada de lixo espacial, como estágios de um foguete. Esses objetos não costumam oferecer perigo.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), lixo espacial são objetos criados pelos humanos, que estão na órbita da Terra. Porém, eles desempenham nenhuma função útil, como pequenas peças de foguetes, dejetos e etc.
O fenômeno tende a se tornar mais frequente devido ao aumento de satélites desativados e detritos orbitais abandonados no espaço. “Com o crescimento da quantidade de satélites, o lixo espacial também aumenta. Veremos cada vez mais desses eventos”, explicou a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon).
Apesar do susto inicial, não há relatos de danos.