As compras parceladas no cartão de crédito será a opção de pagamento mais utilizada por 52% dos mineiros nesta Black Friday. Cartão de crédito à vista e PIX vêm a seguir com 16% da preferência cada. Os dados são de pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG), que apontou também que 61% dos entrevistados vão aumentar o consumo em função da data, que neste ano será celebrada no dia 29 de novembro.
Ainda segundo o levantamento, dentre os setores que figuram no ranking das preferências dos consumidores destacam-se os Eletrônicos e Eletrodomésticos (25,1%), seguido por Vestuário e Calçados (24,7%), Supermercado e Hipermercado (11,6%), Cosméticos e Perfumaria (11,2%) e Móveis (7,7%).
“Como podemos perceber, a maioria dos mineiros quer comprar itens de maior valor agregado. Por isso, o parcelamento no cartão de crédito se torna uma opção atrativa, pois dilui esse valor ao longo dos meses, sem comprometer de uma só vez o orçamento. Mesmo porque, o cenário econômico do país segue exigindo cautela”, analisa o economista da FCDL-MG, Vinícius Carlos Silva.
Na opinião de Silva, a Black Friday é um período de oportunidades. “Além da possibilidade de encontrar promoções e preços atrativos em itens que estão em sua lista de desejos, o consumidor tem um incentivo a mais em novembro com o pagamento da 1ª parcela do 13º salário, que deve injetar R$ 16 bilhões na economia do estado”, ressalta.
Com relação ao local das compras, 54% dos mineiros preferem as lojas online, enquanto 46% não abrem mão de ir às lojas físicas.
A pesquisa também revelou que, embora a maioria das lojas realizem promoções ao longo de todo o mês, 80% dos entrevistados vão efetuar suas compras somente no dia 29/11, quando acreditam que haverá maiores descontos.
Natal
Tendo em vista a proximidade da Black Friday com o Natal, o levantamento procurou saber se os mineiros pretendem antecipar suas compras. A maioria (36%) disse que as compras de Natal ficarão para a última hora, enquanto 32% querem mesmo aproveitar a Black Friday. Outros 32% preferem comprar na primeira semana de dezembro, arriscando num possível “rescaldo” da Black Friday.
Na opinião do presidente da FCDL-MG, Frank Sinatra, frente a todos esses dados, cabe aos lojistas aproveitar o momento. “A Black Friday traz oportunidades de vendas, de testar produtos e de se preparar para a melhor data comercial do ano, que é o Natal. O que vale é ser criativo, colocando em prática ações que atraiam o consumidor por meio de descontos, temáticas diferenciadas, atendimento customizado e novidades”, enfatiza.