fbpx
Pular para o conteúdo

Bandidos aplicam ‘golpe dos nudes’ por chamada de vídeo

Bandidos aplicam 'golpe dos nudes' por chamada de vídeo
Bandidos aplicam 'golpe dos nudes' por chamada de vídeo foto: freepik

Além de todas as fraudes já existentes, uma nova ameaça que se espalhou recentemente é o “golpe do nude” por chamada de vídeo, que tem viralizado nas redes sociais. Nesse golpe, criminosos utilizam um número desconhecido para realizar uma chamada de vídeo no WhatsApp, buscando extorquir a vítima.

O golpe começa quando o criminoso faz a chamada de vídeo, e ao ser atendido, exibe uma imagem de uma criança nua na tela, com o intuito de fazer uma captura de tela, dando a impressão de que o usuário está assistindo deliberadamente a conteúdo inapropriado.

Com essa imagem em mãos, os criminosos iniciam uma chantagem, ameaçando divulgar as fotos na internet caso a vítima não pague a quantia solicitada.

Em Divinópolis-MG, um morador fez o alerta e disse que os criminosos ligaram para ele, mas rapidamente ele percebeu que era golpe e não atendeu as chamadas.

O que fazer nesses casos 

Existem pelo menos três formas de um criminosos conseguir um número de celular: por listas vazadas; nos contatos de um celular roubado ou via redes sociais. 

Por isso, o mais indicado é evitar atender ligações de números desconhecidos – especialmente por vídeo no WhatsApp. Além disso, o ideal é sempre manter a calma após o susto de receber uma imagem imprópria no chat. 

Se, mesmo assim, acontecer a extorsão, o ideal é a vítima fazer um boletim de ocorrência para resguardar possíveis repercussões futuras, como acusações de pedofilia, por exemplo. Não deixe informações sigilosas, como telefone, e-mail pessoal e endereço, nas redes sociais. Se está na dúvida, revise como estão suas escolhas de privacidade. 

Bandidos aplicam 'golpe dos nudes' por chamada de vídeo
Bandidos aplicam ‘golpe dos nudes’ por chamada de vídeo foto: freepik