fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Aniversário do Bispo Diocesano de Divinópolis será celebrado com missa especial

Aniversário do Bispo Diocesano de Divinópolis será celebrado com missa especial

Image

Comemoração do aniversário de Dom Geovane Luis será na Catedral do Divino Espírito Santo

Nesta quarta-feira, dia 21 de junho, um momento especial de celebração marcará o aniversário do Bispo Diocesano de Divinópolis, Dom Geovane Luis. A data será comemorada com uma missa especial na Catedral do Divino Espírito Santo, em homenagem aos 52 anos de vida do bispo.

Dom Geovane Luis é um líder espiritual dedicado e comprometido com sua vocação episcopal. Seu lema para o episcopado é “Sit amoris officium” que, traduzido, significa “Seja serviço de amor”. Essa frase inspiradora tem sua origem no comentário de Santo Agostinho ao capítulo 21 do Evangelho de São João.

A escolha desse lema revela a profunda compreensão de Dom Geovane Luis sobre a importância do serviço ao próximo e do amor fraterno em sua jornada como bispo. Ele entende que sua missão vai além da simples liderança, envolvendo-se diretamente com as necessidades e aspirações do povo de sua diocese.

Tronco de Jessé – arbusto silvestre florido – recorda a História Salvífica na qual se dá o diálogo entre Deus e o ser humano (Is 11,1.10;) e a inserção de todos os homens e mulheres na família do Senhor (Ef 2,19).

Rosa Branca com pétalas douradas ao centro, evoca o mistério da encarnação, início da Páscoa de Cristo (Ap 22,16), no qual Maria, Mãe da Piedade, participa de modo singular.

Águia com o pergaminho – sinal da vida nova que nasce da escuta e do anúncio da Palavra – refere-se a João Evangelista, o Discípulo Amado.

Coroa invertida, sinal de desprezo às honras mundanas e despojamento, alude ao jovem jesuíta São Luís Gonzaga e à sua caridade heróica.

O lema provém do comentário de Agostinho (CXXIII.5) a Jo 21,12-19: Sit Amoris Officium, pascere dominicum gregem | Seja serviço de amor, apascentar o rebanho do Senhor. O ministério apostólico nasce do amor de Cristo, Bom Pastor, e simultaneamente é irradiação deste mesmo amor que se revela no serviço alegre e generoso a todos.