fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Divinópolis: Semana começa quente e abafada, mas previsão é de virada no tempo, com muitos dias de chuva

Divinópolis: Semana começa quente e abafada, mas previsão é de virada no tempo, com muitos dias de chuva

Image
Retirado do Site: https://www.pexels.com/pt-br/foto/agua-chuva-descalco-macro-105776/

 
semana promete virada no tempo em Divinópolis e em todo o estado. Para esta segunda-feira (30/11), a previsão ainda é de tempo quente abafado mas com 90% de possibilidade chover 5 mm; para os próximos dias, entretanto, a chegada de uma frente fria deve provocar chuvas em praticamente todas as regiões de Minas Gerais.
 
O início da semana ainda será marcado pela atuação de uma massa de ar seco quente sobre Minas Gerais. A segunda-feira deverá ser de céu claro a parcialmente nublado e em Divinópolis; a mínima será de 14°C e a máxima prevista é de 31°C.
 
O cenário muda, entretanto, ao longo da semana. “A frente fria chega ao estado na quarta-feira (2/12) e a tendência é que ela provoque chuvas”, esclarece Cleber de Souza, meteorologista do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão é de chuvas intensas em todo o estado sem trégua até a quinta-feira da semana que vem (10/12). “Será criada uma zona de convergência do Atlântico Sul, quando a frente fria estacionária se encontra com o transporte de umidade da Amazônia. Isso tende a termos dias consecutivos de chuva”, diz.
 
Até o final de semana, as pancadas já atingirão todo o estado de forma contínua até, pelo menos, o dia 10 de dezembro.
 
Volume de chuvas muito intenso principalmente de sexta-feira (4/12) em diante. Dezembro é o mês mais chuvoso em Minas Gerais”, analisa Souza. Embora não haja uma previsão quantificada concreta, há chances de chuvas de até 100mm nos próximos dias – que podem ser consideradas extremamente fortes.