fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Divinópolis se despede de Dona Adelci, mas empresária deixa legado eternizado na radiodifusão

Divinópolis se despede de Dona Adelci, mas empresária deixa legado eternizado na radiodifusão

Image

“Dona Adelci” como era carinhosamente chamada pelas pessoas, faz parte da história e da construção do Rádio no Centro-Oeste de Minas. Adelci Mattar tinha 88 anos. Ela estava internada no Centro de Tratamento Intensivo no Hospital São João de Deus (HSJD), em Divinópolis, desde o dia 24 de junho onde tentava se recuperar de um Acidente Vascular Cerebral. Ela não resistiu e morreu na manhã desta sexta-feira, 26.

Ao lado do ex-marido Mayrinck Pinto de Aguiar, Dona Adelci Mattar começou a sua trajetória como radiodifusora. Em abril de 1.961, ela e o marido em acordo com o Coronel Jovelino Rabelo, fundador da Rádio Cultura de Divinópolis, LTDA, propôs uma sociedade na rádio. Assim, ela passou a administrar a emissora fundada em 1.946.

Predestinada a construir a história da comunicação em Divinópolis ela não parou por ai. No ano de 1.980, Dona Adelci inaugurou ao lado do Mayrinck a primeira rádio FM do Centro-Oeste, a Rádio Castelo Branco LTDA, hoje 94 Live. Após um longo período de adaptações, fundou mais uma emissora a Rádio Brasileira de Divinópolis LTDA, a popular Nova Sertaneja.

O legado continuou. A chegada da migração um avanço no rádio brasileiro, fez a tradicional Minas AM dar espaço para Minas FM e nasceu aí a quarta Rádio do Grupo MPA de Comunicação a Antena 1. Ao lado do filho Mayrinck Pinto de Aguiar Junior e do neto Gustavo Mourão se manteve até os dias atuais na administração financeira das emissoras.

Migração do AM para o FM foi o último grande ato público realizado por Adelci Mattar

A Migração do AM para o FM foi o último grande ato público realizado por Adelci. No dia 06 de dezembro de 2018, Adelci e o filho Mayrinck Junior realizaram o ato simbólico de desligamento do transmissor de amplitude modulada da Rádio Cultura, atual Minas FM. Teve inicio a nova fase da comunicação do país.

O projeto de migração autorizado pelo governo federal e implantado em Divinópolis atende um anseio antigo dos radiodifusores. O FM hoje está presente em todos os aplicativos digitais. Poder migrar o AM para o FM era uma forma de aumentar competitividade das rádios e oferecer uma nova tecnologia aos ouvintes.

Dona Adelci teve a oportunidade de viver e participar de todas as fases do rádio no pais. Desde a criação, a época de ouro e o novo momento tecnológico. A contribuição dela na construção desta história é resgata todos os dias com informação e música.