Curso sobre como vender para o órgão público será realizado em Divinópolis

Postado em 30/10/2019 13:55

O Observatório Social do Brasil (OSB) em Divinópolis, em parceria com o Sebrae, promove o curso “Pequeno Negócio, como vender para o órgão público”, de 18 a 20 de novembro. O curso de 20 horas de treinamento prevê grande parte prática.

O setor público é um dos maiores consumidores de bens e serviços do país. Eles compram, em média, cerca de R$ 4,3 trilhões por ano. Para vender para o governo, as empresas devem se atentar a algumas regras de conduta e a requisitos necessários, diferentemente do que ocorre na compra e venda entre particulares. Essa forma de negócio traz vantagens, já que detalhes de precauções legais e documentais são garantias legais para a empresa, que estará reguardada de uma série de direitos que uma venda para particular não acontece.

A Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, trouxe no seu capítulo V, uma série de benefícios e tratamentos diferenciados que devem ser dispensados aos pequenos negócios no acesso as compras governamentais.

Já o processo de licitação, regulamentado pela Lei nº 8.666/93, foi criado para contratação de obras, compras, alienações e serviços do poder público, legislativo e judiciário e visa garantir uma competição em condições de igualdade com qualquer outro concorrente. Dessa forma há mais transparência nas contratações públicas e todos podem participar da licitação sem que haja algum tipo de preferência.

Para aproveitar as oportunidades que existem de vender para os melhores clientes do mercado, é preciso preparação por parte das pequenas e médias empresas para participar das compras públicas.

O curso oferecido pelo OSB Divinópolis se propõe a elucidar como os empresários devem se preparar. Ter regularidade fiscal e acompanhar os Editais de Licitação são algumas dicas importantes. É nesse sentido que o curso apresentará os ritos processuais, a utilização das modalidades licitatórias e os benefícios que deverão ser direcionados ao pequeno negócio.

O curso será ministrado pelo facilitador Cláudio Ramos, que tem 15 anos de experiência no mercado de consultoria e na carreira acadêmica. É bacharel em Turismo, com especialização em políticas públicas e desenvolvimento territorial pela UFMG, e especialista em gestão de negócios pela Fundação Dom Cabral de Belo Horizonte.

 Cláudio é Diretor de Projetos da Esfera Consultoria, empresa que desde 2003 atua no desenvolvimento de municípios e regiões, atuando na gestão e coordenação dos projetos, com foco na formação de lideranças públicas e privadas em processos que estimulam o desenvolvimento econômico, a partir do comportamento e ações empreendedoras e inovadoras.

É consultor do Sebrae-MG desde 2003 nas áreas de Políticas Publicas, Desenvolvimento Territorial e Planejamento Empresarial, é ainda Consultor do IEL-FIEMG e Instrutor do SENAR-MG.

 

Observatório Social do Brasil (OSB)

O OSB é um espaço democrático e apartidário atuando em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos por meio do monitoramento das licitações municipais e de ações de educação fiscal. Atualmente, o OSB está em 17 estados e em 142 cidades brasileiras. O sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública. Interessados em conhecer mais sobre o OSB e em se filiar podem fazer contato pelo osbdivinopolis@gmail.com .

 

 

Curso “Pequeno Negócio, saiba como vender para o órgão público”

Dias e horários: dia 18/11, das 18h às 22h; dias 19 e 20/11, das 13h às 21h

Número limitado de participantes.

Local: Auditório da Acid, na Rua Serra do Cristal, 1688, Centro, Divinópolis

Inscrição: http://bit.ly/osbpequenonegocio

Valor: R$ 85,00

Informações: osbdivinopolis@gmail.com ou 37 9 8829-6504

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