Especialista da Faculdade Pitágoras de Divinópolis explica como empreendedores podem usar criatividade e plataformas digitais para impulsionar as vendas sem sair de casa, nesse período de pandemia.
Segundo informações, até o final de 2019, o número de empreendedores individuais no Brasil ultrapassou 9 milhões. Com a pandemia do Covid-19, conhecido popularmente como coronavírus, muitos desses profissionais estão buscando alternativas para impulsionar as vendas e ampliar os negócios.
O Professor de Marketing da Faculdade Pitágoras Divinópolis, Ricardo Nogueira, explica que com o avanço da tecnologia, as mídias digitais são uma ótima opção para alavancar o negócio e traz dicas para profissionais autônomos se reinventarem nesse período de quarentena, usando a criatividade e as plataformas digitais a seu favor.
“Mídia digital é todo e qualquer conteúdo ou veículo de comunicação que se baseia na internet e utiliza esse meio para divulgar informações. Um exemplo clássico são os banners que encontramos nos portais”, afirma Ricardo. Para os profissionais autônomos, que em muitos casos não possuem recursos para investimentos em sites, o especialista da marca esclarece que as redes sociais, como Facebook e Instagram, são boas oportunidades de divulgações gratuitas. “Nessas plataformas, o empreendedor pode optar pelos anúncios pagos, como o Facebook Ads ou optar por publicações orgânicas, aquela que impacta o número de pessoas que recebem as postagens não pagas, os seguidores da página”, conclui.
Confira abaixo as dicas do especialista:
Dica
1: Organize e olhe o seu negócio
Neste
item é preciso pensar o seu negócio e seguem algumas perguntas que
auxiliam na identificação: Qual é o seu produto ou serviço? Quem
são seus clientes? Você tem o contato deles? Já possui perfis nas
redes sociais?
Dica
2: Trabalhe o seu material para a venda
Muitas
pessoas acreditam que apenas uma postagem nas redes sociais ajudará
a alavancar o negócio. É preciso ter em mente que uma boa
publicação precisa de texto e imagens. Assim, você possui fotos do
seu produto? Tem depoimento de clientes? Caso não tenha, esse é o
momento de tirar fotos dos seus produtos ou fazer vídeos explicando
seu serviço. Um ponto importante é realizar imagens com fundo
claro, sem outros elementos. Lembre-se que o foco é o seu produto!
Se for fazer um vídeo, pense em todos os detalhes e explique o seu
serviço, citando todas as qualidades e diferenciais.
Dica
3: Reative os contatos dos seus clientes
Pode
parecer simples, mas retomar o relacionamento com clientes ou
pessoas que já entraram em contato com você é uma ótima iniciativa.
O melhor é que esse relacionamento pode ser feito via WhatsApp,
Instagram e Facebook. Faça um texto simples e direto falando que
nesse momento o cliente não vai ficar sem seu produto ou serviço e
que você continua trabalhando para atendê-lo. Se for fazer entrega
avise os dias, se há custo, quantidade mínima, entre outras
informações que achar relevante. Coloque uma foto em que seu
produto esteja valorizado e não esqueça de acrescentar todos seus
contatos e suas redes sociais.
Dica
4: Use as redes sociais neste momento
Aproveite
as plataformas digitais e evidencie o seu trabalho ou algo que o
destaque, como, por exemplo, se o seu negócio vende comida fitness,
pode colocar um conteúdo mencionando a importância da alimentação
saudável. Faça postagem diária, com um texto simples, mas com todas
informações (preço, forma de entrega, promoções, cartão fidelidade,
entre outros).
Dica
5: Promoções
Por
que não criar promoções, sorteios neste período? Tente fazer com
que o cliente veja como vantagem. Uma boa dica são os cartões
fidelidade, promoção da semana de algum produto, marcar amigos que
aumentam suas chances no sorteio, entre outras ações. O foco nesse
item é levar o seu produto para mais pessoas.
Dica
6: Interaja
Aproveite
esse momento e interaja com o seu cliente. Uma opção são as
transmissões ao vivo nas redes sociais. Não se esqueça de responder
as perguntas dos participantes.