fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Veja se hospitais de Divinópolis estão preparados para a nova variante indiana da Covid 19

Veja se hospitais de Divinópolis estão preparados para a nova variante indiana da Covid 19

Image

A nova variante indiana da Covid-19, confirmada em Minas Gerais e associada à explosão de casos no país asiático, é uma das quatro cepas do coronavírus consideradas de maior atenção no mundo. Em Minas Gerais, recentemente um caso foi confirmado, sendo em Juiz de Fora, na Zona da Mata. 

O paciente de Juiz de Fora, chegou da Índia e testou positivo para a Covid-19 no município. O rapaz ficou internado na Santa Casa de Misericórdia em isolamento.  De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, esse foi o primeiro caso suspeito da variante indiana em Minas. O resultado do exame de sequenciamento genético foi confirmado. Desde então ele ficou em isolamento sendo monitorado.

O paciente teve alta médica no domingo (30), em Juiz de Fora. A informação foi divulgada pela assessoria de comunicação da Santa Casa de Misericórdia da cidade, onde ele estava internado desde 22 de maio. Após a alta, ele foi orientado pela equipe médica quanto aos protocolos pós alta a serem seguidos. O Departamento de Vigilância Epidemiológica seguirá monitorando o paciente nos próximos dias.

Posicionamento da Prefeitura de Divinópolis se hospitais da cidade estão preparados para receberem pacientes caso tenham a confirmação dessa nova variante indiana da Covid 19

Diante dessa situação do paciente de Juiz de Fora, sendo o primeiro caso em Minas, a reportagem do Sistema MPA de Comunicação entrou em contato com a assessoria da Prefeitura de Divinópolis, para saber se hospitais de Divinópolis estão preparados para receberem casos desse tipo, a assessoria informou que conforme o Secretário de Saúde, Alan Rodrigo, “na verdade não há mudança em relação a nova cepa, até porque o arranjo assistencial é Macrorregional. A Prefeitura de Divinópolis juntamente com a Secretaria de Saúde não tem informações de tratamento novo para esta cepa, ou mesmo alguma diferença técnica por parte do Ministério da Saúde, que altere o que já vem sendo feito. Todas as medidas e protocolos do Ministério da Saúde estão sendo tomadas. Talvez intensifiquemos a campanha de conscientização, medidas mais rígidas de fiscalização”.

Posicionamento do Hospital São João de Deus sobre o preparo para receber pacientes com essa nova variante:

De acordo com a assessoria do Hospital São João de Deus (HSJD), “as novas cepas impactam principalmente na eficácia das vacinas e no aumento da capacidade de transmissão da doença. Com relação ao tratamento dado aos pacientes, é importante ressaltar que a situação não modifica a forma de tratamento. Atualmente, nossa instituição tem trabalhado em capacidade máxima de atendimento. Com relação a possibilidade de uma terceira onda, o que podemos solicitar é que a população permaneça com as medidas de prevenção, como distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos, principalmente neste momento onde as novas variantes tem demonstrado um maior potencial de transmissão”.

Outros hospitais de Divinópolis:

A reportagem do Sistema MPA de Comunicação está em contato com os demais hospitais de Divinópolis para saber também o posicionamento de cada um. 

 

Veja se hospitais de Divinópolis estão preparados para a nova variante indiana da Covid 19
Foto Arquivo SMPA/Veja se hospitais de Divinópolis estão preparados para a nova variante indiana da Covid 19