fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Em ofício, Prefeitura de Divinópolis promete advertência para casos de assédio moral

Em ofício, Prefeitura de Divinópolis promete advertência para casos de assédio moral

Image

 
 

A Prefeitura de Divinópolis prometeu que vai advertir todos os cargos de chefia quanto ao tratamento dispensado aos servidores. Em ofício assinado pelo assessor especial, Fernando Henrique Costa de Oliveira, o prefeito Gleidson Azevedo (PSC) respondeu às reclamações do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram).

Em reunião realizada no dia último dia 4, o Sintram comunicou oficialmente ao Executivo Municipal o tratamento inadequado que os servidores municipais de Divinópolis vêm recebendo por parte de chefes imediatos no Centro Administrativo. O encontro reuniu a vice-prefeita e secretária e Governo, Janete Aparecida da Silva, e a presidente do Sintram, Luciana Santos, que estava acompanhada do vice-presidente, Wellington Silva, e do diretor financeiro Demetrio Bento.

Na ocasião, os sindicalistas comunicaram oficialmente à Prefeitura que o Sindicato recebeu dezenas de denúncias de servidores, que vêm sofrendo intimidação e constrangimento por parte de seus chefes imediatos. O Sintram alertou que a situação poderia até mesmo ser caracterizada como assédio moral. Além de entregar em mãos ofício à vice-prefeita, o Sintram encaminhou  também ofício ao prefeito cientificando o chefe do Executivo da gravidade da situação. No ofício endereçado ao prefeito, o Sintram informou que diretores do sindicato presenciaram o comportamento hostil por parte das chefias durante visita ao Centro Administrativo.

De acordo com o documento, após reunião entre Gleidson Azevedo, Janete Aparecida e o assessor especial, foi decidido que todos os cargos de chefia serão orientados e advertidos quanto ao tratamento dispensado aos servidores. “Importante destacar  que a grande maioria dos cargos de chefia estão ocupados pelos próprios servidores”, diz o documento encaminhado pelo prefeito à presidente do Sintram.

Para a presidente do Sintram, Luciana Santos, quando o Executivo afirma que “a grande maioria dos cargos está ocupada por servidores”, há uma acusação velada de que são os próprios servidores, que estão hostilizando seus colegas de trabalho. “É importante destacarmos que o Executivo nos deu uma resposta imediata, informando que as chefias serão advertidas e era isso mesmo que o Sindicato esperava. O fato de que a maioria das chefias são cargos ocupados pelos próprios servidores, não dá o direito a uma análise subjetiva de que são servidores os responsáveis pelo tratamento desrespeitoso aos demais servidores.  E é fundamental destacar que a nossa diretoria presenciou  em visita ao Centro Administrativo foram ataques de ocupantes de cargos comissionados, que não integram o quadro efetivo da Prefeitura”, disse Luciana Santos.

A presidente deixou claro que a imediata resposta do Executivo mostrou que há interesse em solucionar o caso, mas frisou que o Sindicato não aceita que os servidores de carreira sejam apontados, mesmo que de forma indireta, como responsáveis por essa inadmissível situação. “É lamentável a postura da atual gestão de querer esquivar de um problema, que cabe ao prefeito e vice alinhar junto aos gerentes e chefes.  De todo modo, o que esperamos é que essa situação esteja definitivamente resolvida e que o tratamento respeitoso e um ambiente de trabalho saudável, que é direito básico de nossos servidores, sejam efetivados pela administração. Além disso, que os desvios e condutas inadequadas sejam apurados e corrigidos, conforme à legislação vigente”, concluiu Luciana Santos.

Veja aqui o ofício na íntegra: Oficio-prefeitura