fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Campanha de conscientização da hanseníase no PSF no bairro Realengo

Campanha de conscientização da hanseníase no PSF no bairro Realengo

Está sendo comemorada a Semana Mundial de Enfrentamento à Hanseníase. Durante esta semana, o Programa Saúde da Família (PSF) São Paulo, no bairro Realengo, em Divinópolis, promoveu ações com informações sobre a doença.

Os usuários da unidade receberam informações, mesmo não sendo esse o objetivo da procura à unidade de saúde. Além das orientações, os pacientes levam para casa material impresso com mais detalhes sobre a doença.

O objetivo da Semusa é alertar a população dos sinais e sintomas da doença, além de incentivar a procura precoce pelos serviços de saúde, mobilizar os profissionais da área quanto à busca ativa de casos novos e realização de exames dos contatos entre os casos registrados e cura da doença.

Segundo a agente comunitária e coordenadora das ações, Elizabeth Pinto, apesar de ser doença antiga, a população não conhece seus sintomas da hanseníase.

“Sabemos que existem pelo mundo vários casos diagnosticados; e, quando é falado na sala de espera, esse conhecimento é repassado, e a pessoa acaba se identificando com aqueles sinais e sintomas que ela tem, ou alguma pessoa que ela conhece. No final, ela acaba perguntando: ‘Será essa manchinha aqui hanseníase?’”, afirmou.

O PSF São Paulo está localizado na Rua Cabo Heitor Raimundo dos Santos, nº 260, no bairro Realengo.