fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Cemig alerta para risco de acidentes durante tempestades

Cemig alerta para risco de acidentes durante tempestades

Image
Cemig alerta para risco de acidentes durante tempestades

Cemig alerta para risco de acidentes durante tempestades

Temporais podem derrubar postes e romper fios da rede de energia

Com o início do período chuvoso em Minas Gerais, é preciso ficar atento ao risco de acidentes relacionados à energia elétrica. Por isso, a Cemig traz uma série de orientações para a população ficar em segurança durante os temporais.

De acordo com o engenheiro de segurança do trabalho da empresa, Demetrio Aguiar, uma das primeiras coisas a se fazer é desligar equipamentos elétricos da tomada, evitando o risco de choques e de queima dos aparelhos. “Ocorre da seguinte forma: durante a chuva, o raio atinge a rede elétrica e chega às residências por meio da fiação, podendo ser conduzido até os moradores”, explica.

O especialista alerta, ainda, para os danos que as descargas elétricas podem provocar no corpo humano. “O raio causa queimaduras gravíssimas e parada cardiorrespiratória, que leva inclusive à morte”, adverte.

As tempestades também podem derrubar postes e romper fios elétricos da rede de energia. Nesse caso, é imprescindível que todos se mantenham afastados do local da ocorrência. “Caso alguém se depare com um cabo partido, nunca deve se aproximar ou tocar a fiação e, se possível, não deve permitir que outras pessoas se aproximem também. A recomendação é telefonar imediatamente para o Fale com a Cemig, no telefone 116, que funciona 24 horas por dia”, orienta Demetrio.

Outro possível cenário de acidente é quando o fio elétrico se rompe e cai sobre um veículo. Nesse tipo de situação, os ocupantes do veículo devem permanecerem dentro do carro até a chegada da Cemig para que o circuito elétrico seja devidamente isolado e aterrado, para garantir o resgate com segurança.

“É importante ressaltar que o abandono do veículo somente deve ser feito em caso de incêndio nos pneus ou lataria. Caso contrário, é mais seguro permanecer lá dentro até a chegada da Cemig e Corpo de Bombeiros”, ressalta o engenheiro.

O mesmo cuidado deve ser tomado em caso de queda de árvores sobre as vias públicas, pois elas podem cair sobre a rede elétrica e trazer consigo fios elétricos possivelmente energizados que ficam escondidos entre as folhas e podem causar acidentes graves.

Outras dicas de segurança:

– Em períodos de rajadas de ventos e descargas atmosféricas, a antena do televisor pode ficar desregulada. Se isso acontecer, não suba no telhado para ajustá-la, pelos riscos de queda, choque elétrico e de ser atingido por um raio.

– Se houver a necessidade de utilizar o telefone durante as tempestades, a melhor opção é o aparelho sem fio ou o celular, desde que o não estejam conectados na tomada.

– Evite a permanência em lajes altas ou locais descampados. Jamais se abrigue embaixo de árvores e evite o uso do chuveiro elétrico.

– Tampas de caixas d’água, telhas, totens e quaisquer outros materiais que podem ser levantados com o vento devem ser bem afixados para impedir que atinjam pessoas, veículos e também as redes elétricas.

– É importante acompanhar a previsão meteorológica e, em caso de tempestades, evitar sair de casa.

– Evite locais sujeitos a alagamento.