fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Câmara de Divinópolis prepara programação especial para o mês da mulher

Câmara de Divinópolis prepara programação especial para o mês da mulher

Image

A Câmara Municipal de Divinópolis, por meio da presidência da Casa e da Diretoria de Comunicação, projeta uma programação exclusiva para o mês de março, em alusão ao dia internacional da mulher, comemorado no dia 8 de março. De forma 100% online, uma vez que os eventos presenciais foram suspensos pela Mesa Diretora devido à pandemia, uma série de entrevistas especiais estão programadas para os próximos dias.

Nesta sexta-feira (05), três entrevistas foram gravadas no Plenário da Câmara Municipal. As personalidades foram escolhidas a dedo, para expressar o cuidado com a mulher, no âmbito municipal.

Buscando a conscientização do público, a TV Câmara convidou o juiz de Direito Mauro Riuji Yamane, representando a Justiça; a Tenente Fernanda, da Polícia Militar; e a Dra. Maria Gorete Rios, responsável pela Delegacia da Mulher em Divinópolis.

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Em seus pronunciamentos, as três autoridades destacaram o apoio dos poderes judiciário, legislativo e executivo no combate à violência contra a mulher.

O primeiro a gravar foi o Juiz de Direito da 2º vara Criminal de Divinópolis, Dr. Mauro Riuju Yamane, que contou sobre a criação da lei Maria da Penha e a aplicação da mesma no judiciário.

“A lei veio para mudar a realidade das mulheres e fortalecer a classe. Aqui em Divinópolis aplicamos o melhoramento da Lei Maria da Penha, para garantir maior eficácia às mulheres. Adotamos uma série de medidas que tem dado muito certo. Hoje somos exemplos para várias cidades, inclusive na sugestão da alteração da lei no âmbito nacional”, destacou o juiz.

Tenente Fernanda destacou o trabalho realizado pela Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica.

“São diversas as situações que colocam a mulher em situação de violência e refém dessa situação. Desta forma, a patrulha que fazemos busca evitar que estes casos sigam evoluindo. Violência doméstica não é só agressão física, mas pode ser também um insulto, uma diminuição da autoestima da mulher. Isso precisa ser propagado”, comentou.

Dra. Gorete Rios fala sobre a importância de se manter um canal aberto entre a Polícia Militar, Ministério Público e Delegacia da Mulher.

“O 8 de março é uma data simbólica, mas estes casos de violência ocorrem durante todo o ano. A conscientização é continua, e esta série especial promovida pela Câmara é um serviço de utilidade pública. Hoje na delegacia atendemos todos os dias casos de violência das mais diferentes espécies, para com as mulheres. Mas nosso trabalho em conjunto, tem surtido muito efeito”, afirmou Gorete.

PARCERIA

O presidente da Câmara Municipal, vereador Eduardo Print Júnior (PSDB), colocou a Casa do Legislativo à disposição das autoridades para eventos em conjuntos.

“Temos uma missão de transparecer as informações de utilidade pública à população. Junto à diretoria de comunicação, havíamos preparado eventos presenciais, com homenagens no plenário. No entanto, precisamos respeitar o momento delicado em relação à pandemia. Seguiremos com a programação especial online e sempre destacando que a Câmara está à disposição da Justiça, da Polícia Militar e da Delegacia da Mulher para fazermos mais parcerias como esta”, finalizou o presidente.

As entrevistas serão transmitidas após as reuniões ordinárias (terças e quintas, após às 17h) e nas redes sociais da Câmara Municipal de Divinópolis.