fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Caça da Força Aérea Brasileira cai no Rio Grande do Sul

Caça da Força Aérea Brasileira cai no Rio Grande do Sul

Caça da Força Aérea Brasileira cai no Rio Grande do Sul

Um caça de ataque AMX A-1B da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu em uma área rural de Viamão, Rio Grande do Sul, Região Metropolitana de Porto Alegre, nesta sexta-feira (5). Os dois tripulantes conseguiram se ejetar do avião e sobreviveram.

Aeronave caiu na zona rural de Viamão, região metropolitana de Porto Alegre

O acidente indica que as Forças Armadas Brasileiras se preparam para uma guerra contra a Venezuela; embora no discurso oficial as Forças Armadas mantenham uma posição contrária à participação brasileira no caso de uma intervenção militar.

O aparelho participava de uma grande operação de treinamento com grande parte do efetivo da FAB, envolvendo inclusive as unidades que operam nas bases próximas à fronteira com a Venezuela, como o esquadrão de Manaus.

A missão de treinamento inclui aeronaves radar de alerta antecipado E-99; caças supersônicos de superioridade aérea F-5M; aviões de ataque A1, como o que foi perdido no acidente; aparelhos de reconhecimento R-35, capazes de monitorar o solo mesmo abaixo da densa cobertura da selva; reabastecedores aéreos de combustível KC-130; e helicópteros H-36 Caracal, especializados em missões de busca e salvamento de tripulações de aeroplanos abatidos em território inimigo.

A operação é focada em missões de combate além do alcance visual, com o objetivo de treinar pilotos, controladores e equipes de solo para executarem ações em uma guerra de alta intensidade. Além da Venezuela, não há nenhum outro cenário onde operações nessa envergadura sejam previsíveis na América do Sul.