Foto: Secretaria de Comunicação/PMU
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da
Rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Balança de Uberlândia tem recorde
histórico
A balança comercial de Uberlândia alcançou em maio deste ano
o melhor resultado mensal da série histórica. Dados do Comex Stat,
plataforma do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e
Serviços (Mdic), apontam que o município teve, entre exportações e
importações, um superávit de US$ 186,9 milhões no período. O
desempenho foi impulsionado pelo forte volume de vendas para o
mercado externo. Apenas em maio, Uberlândia exportou US$ 200,5
milhões em produtos, enquanto as importações somaram US$ 13,6
milhões. (Diário de Uberlândia)
https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/40833/balanca-comercial-de-uberlandia-tem-recorde-historico-com-superavit-quase-us-187-milhoes-e
Mineiros pagaram 145 bilhões em
impostos
Os mineiros já pagaram R$ 145,5 bilhões em impostos, taxas e
contribuições neste ano. O volume representa 7% da arrecadação
nacional, que projeta ultrapassar R$ 2 trilhões ainda neste mês. Os
dados são do Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo, que
simula em tempo real o volume arrecadado pela União. A maior parte
desses recursos provém de tributos como o Imposto sobre Circulação
de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), o Imposto de Renda
(IR), o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA),
o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e as contribuições
previdenciárias, além da arrecadação proveniente do comércio
exterior. (Diário do Comércio)
https://diariodocomercio.com.br/financas/arrecadacao-impostos-minas-gerais-2026/
Caeté quer estimular a
irrigação
O prefeito de Caeté, Alberto Pires, esteve na segunda-feira
(22) na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, onde se reuniu
com o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento
de Minas Gerais, Thales Almeida Pereira Fernandes. Durante o
encontro, foram discutidas ações e parcerias voltadas ao
fortalecimento da agropecuária no município. Entre os temas
abordados estiveram a atração de novos investimentos, a ampliação
de programas de incentivo ao setor e a criação de oportunidades
para impulsionar o desenvolvimento sustentável da região e melhorar
as condições de trabalho dos produtores rurais. (Jornal
Opinião)
https://www.opiniaocaete.com.br/caete-articula-com-governo-de-minas-novas-acoes-para-impulsionar-agricultura-e-irrigacao-sustentavel/
Câmara de Paraíso rejeita contas de
ex-prefeito
A Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso rejeitou,
durante a sessão ordinária realizada na segunda-feira, 22, as
contas do exercício financeiro de 2015 do ex-prefeito e ex-deputado
Rêmolo Aloise. Em votação nominal, os vereadores aprovaram o
parecer da comissão especial responsável pela análise do processo e
acompanharam o entendimento do Tribunal de Contas do Estado de
Minas Gerais. O processo apontou o descumprimento do
percentual mínimo constitucional de investimentos em manutenção e
desenvolvimento do ensino durante o exercício de 2015. Conforme o
parecer, o município aplicou 23,18% dos recursos na área da
educação, índice inferior aos 25% exigidos. (Jornal do
Sudoeste)
https://jornaldosudoeste.com.br/noticia_detalhe.php?id=221565
Em Timóteo, Câmara contraria o
TCE
Pelo placar de 12 X 3, as contas do ex-prefeito municipal,
Douglas Willkys, referentes aos anos de 2019 e 2020, foram
rejeitadas pelos vereadores de Timóteo em reunião extraordinária
realizada nesta segunda-feira (22). Com a decisão desfavorável, a
Câmara derrubou o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado de
Minas Gerais, que recomendava, com ressalva, a aprovação das contas
de Willkys. Conforme o Procurador Geral da Câmara de Timóteo, com a
conclusão da votação em Plenário, o processo será encaminhado ao
TCE/MG, que deverá enviá-lo à Justiça Eleitoral e Tribunal Regional
Eleitoral (Jornal dos Vales).
https://www.jornaldosvales.com.br/noticia/65071/camara-de-timoteo-camara-de-timoteo-rejeita-contas-de-exprefeito
Barco na Pampulha será atração
permanente
O passeio de barco pela Lagoa da Pampulha ganhará caráter
permanente e passará a integrar oficialmente o roteiro turístico da
capital mineira. O projeto da Prefeitura Belo Horizonte PBH
têm como objetivo a operação regular no segundo semestre de
2026, após os resultados positivos obtidos durante a fase
experimental do projeto. Segundo o presidente da Belotur, Eduardo
Cruvinel, a embarcação Capivarã, utilizada nos testes iniciados em
dezembro de 2025, continuará operando como atração turística da
capital mineira. O projeto-piloto teve início em janeiro de 2026.
Previsto inicialmente para três meses, foi prorrogado por igual
período. Durante esse tempo, a Prefeitura avaliou aspectos como
navegabilidade, impactos ambientais, adesão do público e
viabilidade operacional. (Cidade Conecta)
https://www.cidadeconecta.com/noticias/atualidades/passeio-de-barco-na-pampulha-deve-se-tornar-atracao-turistica-permanente-em-bh/











