fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Após injúria racial de apresentador, repórter Rafael Martins deixa programa Alterosa Alerta

Após injúria racial de apresentador, repórter Rafael Martins deixa programa Alterosa Alerta

Rafael Martins, que também é deputado estadual, emitiu nota falando sobre sua saída e repudiando atitude de apresentador

Na última terça-feira (9), o nome do apresentador Stanley Gusman foi parar nos assuntos mais comentados da internet. O motivo é que durante edição do Alterosa Alerta, Stanley soltou comentários que caracterizam injúria racial. Na ocasião, o apresentador disse, “(…) eu sei muita coisa, dentre elas, eu sei quem é o dono do ibope, o nome do cara é “Montenegro”, se ele fosse do bem ele ia se chamar “Montebranco”, se referindo ao ibope do programa, durante entrada ao vivo do repórter Rafael Martins.

Em nota, Martins anunciou sua saída do programa e repudiou atitude do apresentador. “Afirmações racistas, ainda que em tom jocoso, devem ser repudiadas com veemência por todos aqueles que defendem uma sociedade inclusiva, na qual os direitos alcancem indistintamente os cidadãos. E eu me encontro entre esses”, diz o texto.

O comentário configura injúria racial, quando é contra a honra e ofende à dignidade ou integridade de alguém devido a sua raça ou cor. Nesta quarta-feira (10), o apresentador pediu desculpa, assim que iniciou o programa. “Eu tenho que me manifestar pelo erro que cometi ao comentar resultados da audiência de ontem. Eu peço humildemente desculpas a quem possa ter se ofendido, eu estou absolutamente constrangido com isso.”

O caso cometido pelo apresentador no programa é enquadrado na lei de Injúria Racial que está prevista no artigo 140, parágrafo 3º, do Código Penal. A lei prevê reclusão de um a três anos de reclusão, além de pena correspondente à violência, para quem cometê-la.

Confira a nota do repórter à integra:

“Em 18 anos de carreira na televisão, nunca me senti tão constrangido e desconfortável como na edição desta terça feira, 09, do Alterosa Alerta, exibido na Tv Alterosa, afiliada do SBT. Afirmações racistas, ainda que em tom jocoso, devem ser repudiadas com veemência por todos aqueles que defendem uma sociedade inclusiva, na qual os direitos alcancem indistintamente os cidadãos. E eu me encontro entre esses. Em função das declarações do APRESENTADOR Stanley Gusman, DECIDI DEIXAR O PROGRAMA ALTEROSA ALERTA no qual atuava como repórter há quase quatro anos. Essa decisão irrevogável é uma clara manifestação de solidariedade a todos os que se sentiram ofendidos pela declaração, entre os quais eu me incluo.”

Rafael Martins