fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Alerta: Minas não atinge meta de vacinação contra hepatite e estado já tem 4 casos

Alerta: Minas não atinge meta de vacinação contra hepatite e estado já tem 4 casos

vacina

Alerta: Minas não atinge meta de vacinação contra hepatite e estado já tem 4 casos
Alerta: Minas não atinge meta de vacinação contra hepatite e estado já tem 4 casos

Minas Gerais não atingiu a meta de 95% de cobertura vacinal contra a hepatite no último ano, seguindo o Programa Nacional de Imunizações (PNI), de acordo com o Ministério da Saúde. E, na quarta-feira (11) mais dois casos de hepatite aguda em crianças foram confirmados pelo Ministério da Saúde, totalizando 4 até o momento.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES -MG), dois casos  estão sendo investigados: um é de uma criança de Ibirité que foi atendida em Belo Horizonte e o outro é de um paciente de Juiz de Fora, na Zona da Mata.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES -MG) mostram que, em 2021, a imunização do público infantil contra a doença do tipo A ficou em 76,42% e a do tipo B em 75,88%.

De origem ainda desconhecida, a nova doença tem preocupado autoridades em saúde, devido ao aumento da frequência de casos e do perfil de gravidade da enfermidade em todo o mundo. As causas das hepatites comumente registradas foram descartadas em todos nos pacientes com a hepatite aguda.

Outra preocupação de especialistas é que a doença tem afetado apenas crianças. Pesquisadores avaliam que uma das possibilidades seria o confinamento devido à pandemia causada pelo coronavírus. Uma hipótese é que o isolamento teria afetado o desenvolvimento do sistema imunológico dos pequenos, que ficaram suscetíveis a micro-organismos oportunistas. 

 A primeira morte infantil relacionada à condição foi registrada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no dia 30 de abril. Há ainda registro de infectados que precisaram de transplante de fígado após contraírem a doença.

Vacinação

De acordo com a SES-MG as vacinas contra as hepatites do tipo A e B são consideradas a medida mais eficaz para reduzir as chances de infecção, evitar casos graves e mortes pela doença. 

O imunizante contra o tipo A é gratuito e está disponível pelo SUS, para crianças de 15 meses a 5 anos incompletos, já que faz parte do Calendário Nacional de Vacinação. 

A primeira dose da vacina contra o tipo B deve ser aplicada em recém-nascidos, preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida, 24 horas, ou na primeira visita no centro de saúde em até 30 dias. 

O imunizante também é oferecido pelo SUS para toda a população, independentemente da faixa etária. São necessárias três doses, com intervalos de 30 dias entre a primeira e a segunda dose e 180 dias da primeira para a terceira dose. Uma vez que o esquema vacinal esteja completo, a pessoa está imunizada pelo resto da vida.

Para receber a vacina, basta procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima e levar o cartão de vacinação.

Não existe vacina contra a hepatite do tipo C, mas existe tratamento pelo SUS com chance de cura em mais de 95% dos casos, evitando complicações da doença.

https://www.sistemampa.com.br3/noticias/minas-confirma-quatro-casos-de-hepatite-aguda-grave-em-criancas/