fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • A presença dos franciscanos em Divinópolis completa 100 anos

A presença dos franciscanos em Divinópolis completa 100 anos

Image
Santuário de Santo Antônio em Divinópolis em imagem de arquivo — Foto: Prefeitura de Divinópolis/Divulgação

A presença dos franciscanos em Divinópolis teve seu início em 8 de abril de 1924, quando recebemos a autorização do arcebispo de Belo Horizonte, Dom Cabral, para residir no atual casarão da Praça da Catedral, tendo como objetivo primeiro manter a fé católica que estava sendo atacada por anticlericais, protestantes, maçonaria e comunistas. São cem anos de uma história de laços eternos na evangelização, cultura e educação. Divinópolis cresceu como cidade no embalo da presença dos frades franciscanos, vindos de todos os cantos de Minas Gerais, do Rio Grande do Sul e da Holanda.

Na evangelização, nós fomos da defesa do catolicismo à ação social em diversos pontos da Cidade. Na educação, tudo começou com um colégio/seminário á criação da primeira faculdade no Centro-Oeste Mineiro. Na cultura, o movimento foi da formação de opinião publica pela imprensa escrita às artes.

Para a abertura das festividades do Centenário, que contará com vários eventos até abril de 2024, no próximo domingo, dia 16, às 9 horas, no Santuário, será realizada uma celebração Eucarística, presidida pelo nosso Ministro Provincial, Frei Hilton Farias. Após a Missa será servido no Centro Franciscano, na rua Minas Gerais esquina com 21 de Abril, um café com uma exposição fotográfica que conta a trajetória dos frades franciscanos em Divinópolis.