Pular para o conteúdo

Viña pode estrear como titular do Cruzeiro contra o Bahia após suspensão de Villalba

Image

O lateral-esquerdo Matías Viña poderá ser titular do Cruzeiro pela primeira vez no duelo contra o Bahia, nesta quinta-feira (5/11), às 21h30 (de Brasília), no Mineirão, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. A possibilidade surgiu após Lucas Villalba receber o terceiro cartão amarelo e ficar suspenso, enquanto Gabriel Rojas perdeu espaço no elenco e não inicia uma partida há três jogos.

Villalba vinha sendo utilizado de forma improvisada na lateral esquerda, mas não poderá atuar diante do Bahia por causa da suspensão automática. Rojas, considerado inicialmente o principal jogador da posição, esteve no banco de reservas nas últimas três partidas. Com esse cenário, Viña aparece como a alternativa mais provável para ocupar o setor no confronto em Belo Horizonte.

Contratado pelo Cruzeiro nas últimas horas da janela de transferências, o uruguaio chegou à Toca da Raposa com a missão de solucionar uma carência identificada na lateral esquerda. Desde que foi anunciado, no dia 11 de setembro, Viña participou de três partidas pelo clube, sempre entrando no decorrer dos jogos. No compromisso mais recente, ele ajudou a equipe a manter a vitória por 1 a 0 sobre o Atlético, na Arena MRV.

A baixa minutagem do jogador até o momento foi explicada pelo técnico Artur Jorge como consequência da condição física do atleta. Antes de acertar com o Cruzeiro, Viña havia disputado sua última partida em junho, durante a Copa do Mundo. O longo período sem atuar foi considerado no processo de preparação do lateral, que vem sendo gradualmente integrado à equipe principal.

A contratação de Viña ocorreu em meio às dificuldades do Cruzeiro para encontrar uma solução consistente para a posição. Rojas não correspondeu às expectativas, enquanto a utilização de Villalba como lateral-esquerdo representa uma adaptação, especialmente em um elenco que também dispõe de poucas opções para a zaga. A situação se agravou depois que a SAF vendeu Kauã Prates e Kaiki Bruno, que era o principal lateral-esquerdo do time até então, no meio de 2026.

Aos 28 anos, Viña pertence ao Flamengo e foi emprestado ao Cruzeiro até dezembro de 2026. O jogador chega ao fim da temporada com a possibilidade de conquistar espaço justamente na reta decisiva do calendário. Os próximos compromissos podem ser determinantes para que ele demonstre seu potencial e seja considerado para permanecer em Belo Horizonte.

Depois do confronto com o Bahia, o Cruzeiro ainda enfrentará Palmeiras, Chapecoense, Fluminense e Internacional, todos pelo Campeonato Brasileiro. A sequência representa as últimas oportunidades de Viña atuar pelo clube no ano e também de mostrar que pode assumir definitivamente a lateral esquerda.

Além do uruguaio, o Cruzeiro conta com outros jogadores em situação contratual definida para o fim da temporada. O atacante Bruno Rodrigues, emprestado pelo Palmeiras até o encerramento do ano, dificilmente continuará na equipe celeste. Villalba e os laterais-direitos William e Fagner também têm contratos próximos do fim.

O post Viña pode estrear como titular do Cruzeiro contra o Bahia após suspensão de Villalba apareceu primeiro em BH 24 Horas.