fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • América
  • Presidente do América após assistir vídeo na FMF diz que: “lance foi polêmico”

Presidente do América após assistir vídeo na FMF diz que: “lance foi polêmico”

Image

O América foi à Federação Mineira de Futebol assistir às imagens e escutar os áudio da cabine do VAR referentes ao jogo da final do Estadual no sábado, contra o Atlético. O Coelho reclamou muito de um pênalti não marcado a favor do time já nos acréscimos da partida. Atlético e América ficaram no 0 a 0, e o Galo foi campeão mineiro.

De acordo com o ex-presidente do clube e coordenador do projeto clube-empresa do América, Marcus Salum, o árbitro de campo, Felipe Fernandes, queria ter ido até a cabine ver o lance, mas foi impedido pelo comando.

“(…) O juiz tentou ir na cabine e foi impedido pelo comando, dizendo que não havia necessidade, ele chegou a perguntar, e a gente lamenta muito isso, que isso mancha uma bela arbitragem do Felipe no jogo, que eu tenho que reconhecer que ele apitou muito bem”. (Marcus Salum).

Antes do lance polêmico, o atacante do América, Rodolfo, já havia desperdiçado um pênalti, batendo no travessão do goleiro Everson. A penalidade foi marcada sem o auxílio do VAR. O árbitro, Felipe Fernandes, marcou a falta dentro da área de forma convicta.

A reunião desta manhã teve a presença do presidente da Federação Mineira, Adriano Aro e também do diretor de competições, Leonardo Barbosa e o diretor de arbitragem, Juliano Lobato. Salum reforçou ainda que concordou com a marcação do primeiro pênalti.

“Só serviu para aumentarmos nossa certeza do que aconteceu no sábado. O primeiro pênalti foi um lance claro, o juiz apitou e confirmado pela cabine. E o segundo foi um lance polêmico porque tem mais de uma opinião, na nossa entendimento claríssimo pênalti, onde o jogador do Atlético empurra o jogador do América antes da bola chegar. E no entendimento da cabine, que nos assustou, dizer que a mão que tocou no jogador do América era a mão de referência do zagueiro, não consegui entender essa frase até agora (…)”

Segundo o presidente do América, Alencar da Silveira Júnior, que também esteve presente na reunião, a Federação Mineira de Futebol irá liberar as imagens, mas não o áudio do VAR.

“A posição do América é que aconteceram os dois pênaltis e o árbitro Felipe Fernandes errou ao não conferir o lance do segundo pênalti na cabine do VAR. A tecnologia está lá para ser usada, porque ele não foi ver o vídeo e o áudio em um lance que poderia decidir o campeonato? A FMF vai liberar as imagens, mas o áudio não vão tornar público (o mais importante). O América é maior que isso tudo e vida que segue. Agora é focar no Brasileiro e Copa do Brasil” 

A FMF informou que a divulgação do áudio do VAR é vedada pela IFAB (International Football Association Board, órgão responsável pela unificação e manutenção das regras do futebol), desde o início de 2020.

Eu( Marcus Salum), Alencar e o Euler vamos recebidos na Federação pelo Presidente Adriano Aro, diretor de competições e o diretor de árbitros onde pudemos apreciar os lances e os áudios do jogo de sábado. E só serviu para aumentarmos nossa certeza do que aconteceu no sábado. O primeiro pênalti foi um lance claro, o juiz apitou e confirmado pela cabine. E o segundo foi um lance polêmico porque tem mais de uma opinião, na nossa entendimento claríssimo pênalti, onde o jogador do Atlético empurra o jogador do América antes da bola chegar. E no entendimento da cabine, que nos assustou, dizer que a mão que tocou no jogador do América era a mão de referência do zagueiro, não consegui entender essa frase até agora, mas de toda forma o juiz tentou ir na cabine e foi impedido pelo comando que chegou a dizer que não havia necessidade, ele chegou a perguntar e a gente lamenta muito isso, que isso mancha uma bela arbitragem do Felipe no jogo, que eu tenho que reconhecer que ele apitou muito bem. Infelizmente, a cabine do VAR no nosso entendimento não agiu da forma que tem que agir. É mais do mesmo, a um mês atrás eu falei que isso ia acontecer e aconteceu de novo, mas segue a vida, o América vai continuar lutando, fazer o campeonato brasileiro, deixamos uma bela imagem, o Atlético tá de parabéns, vamos seguir não vamos ficar remoendo isso não porque o América tá crescendo e nós temos que seguir em frente no nosso trabalho para que possamos nos ficar com grande equipe brasileiro de primeira divisão.