fbpx
Pular para o conteúdo

Para o Galo, o G6 ainda é possível.

Image

Sem perder nos últimos três jogos da reta final do Campeonato Brasileiro, o Atlético tem a missão de assegurar, nas outras três partidas restantes, vaga à Libertadores. Para garantir o lugar direto na fase de grupos, entretanto, o Galo tem a missão de superar aproveitamentos de São Paulo e Athletico-PR, com quem briga diretamente pelas vagas remanescentes.

Depois da desclassificação na Libertadores deste ano, o Galo passou por altos e baixos no Brasileirão, mesmo com foco total no campeonato. Perdeu pontos preciosos, mas se manteve no G-8, defendendo uma vaga à competição do ano que vem.

Um time do nível técnico – e com investimento gigantesco – como o Atlético, porém, tem a obrigação moral de buscar a classificação direta à fase de grupos. Essa segurança é o objetivo do clube para dar a volta por cima no próximo ano, quando vai inaugurar uma nova casa em Belo Horizonte.

Para fechar este lugar privilegiado, entretanto, a equipe lutará, nas três últimas partidas do ano, com Athletico-PR e São Paulo, também focados em terminar o Campeonato Brasileiro no G-6.

O Furacão é o sexto na tabela, com 54 pontos; o Atlético é o sétimo, com 52; e o Tricolor ocupa o oitavo lugar, com 51. Os três terão caminhos e probabilidades diferentes na reta final, mas o objetivo é o mesmo. Segundo o Espião Estatístico, o Athletico tem 74%, o Galo 19,4% e o São Paulo 6,3% de chances de terminas no G6.

Os três concorrentes vêm de sequências diferentes nas últimas partidas, mas com equilíbrio entre aproveitamentos geral, no returno, como mandante e visitante.

Nas três últimas rodadas, o São Paulo teve melhor aproveitamento, 78%, com duas vitórias e um empate. O Galo empatou um e venceu dois jogos, enquanto o Athletico perdeu dois e venceu um. Estes tropeços do Furacão custaram a diminuição da distância entre ele e os rivais, mas ainda o manteve no G-6.

Se considerarmos o returno, parte final da competição, o aproveitamento é mais equilibrado. O São Paulo também é o mais eficiente dos três, com mais pontos conquistados.

Na reta final, entretanto, não é apenas o gás do time que contará para assegurar uma vaga direta na Libertadores. Os desempenhos dentro e fora de casa também serão fundamentais para conquistar o espaço.

Jogando em casa, o clube mineiro tem 48% de aproveitamento. O Furacão carrega o melhor desempenho como mandante entre o trio, com 67%, enquanto o São Paulo tem 56%. Fora de casa é o Galo quem tem melhor desempenho, 48%. O clube paranaense tem 35%, e o Tricolor 41%.

O Atlético precisa melhorar o desempenho dentro de casa para estas três últimas partidas, já que duas são em Belo Horizonte. Se as vencer, a equipe garante seis de nove pontos disputados e tem mais segurança para jogar a última rodada fora de casa, contra o Corinthians (quinto). Ganhar os dois jogos também é importante para se manter na cola do Furacão, que vai jogar como visitante.

São Paulo e Athletico têm dois jogos, cada um, como visitantes na reta final. O Tricolor joga fora contra Fluminense (quarto na tabela), e Goiás (última rodada). Entre essas partidas, enfrenta o vice-líder Internacional, em casa. Por ser o oitavo, a equipe precisa contar com tropeços de Galo e Atlhetico. Portanto, também precisa fazer a sua parte e vencer pelo menos dois jogos para chegar a sexto.

Já o Furacão joga contra Atlético-GO e Inter fora de casa. Na última rodada enfrenta o Botafogo, na Arena da Baixada. Buscando maior segurança para o último jogo em casa, o time precisa somar pontos nos dois jogos que tem fora do Paraná. Um empate e uma vitória o garantem na sexta posição até, pelo menos, a última rodada.

Independente da briga pela vaga direta, os três também precisam somar pontos para não serem surpreendidos e perderem a chance de ir para a Libertadores do próximo ano. América-MG e Fortaleza estão na cola do G-8 e esperam tropeços do trio para cavar uma vaga na competição continental.

Para superarem as probabilidades, cada um precisa cumprir bem os caminhos até a última rodada e garantir o maior número possível de pontos. Seja qual for a configuração final da tabela, Athletico, Atlético e São Paulo jogarão três finais nesta reta final de Brasileiro.

FUTEBOL MINAS FM