fbpx
Pular para o conteúdo

Cruzeiro na proporção e na matemática. Quando será o acesso?

Image

O Cruzeiro não conseguiu vencer na rodada, mas, quando a fase é boa, tudo se alinha. O ponto buscado nos minutos finais diante do Criciúma aumentou a vantagem do clube em relação ao quinto colocado da Série B. Com 59 pontos, está a 18 do Londrina. Na proporção matemática, ou seja, os números dos últimos acessos, o quarto colocado subiu com 62 pontos, que podem ser alcançados diante do Operário na próxima quinta-feira (08/09).

O Londrina, quinto colocado, poderia diminuir a vantagem, mas foi derrotado pelo Operário e ficou com 41 pontos. O Sport, sexto colocado, também perdeu e estacionou nos 40 pontos. O Tombense perdeu para o Bahia e também não saiu dos 39. Os três eram candidatos à quinta posição na rodada. Sendo assim, a vantagem do Cruzeiro no G-4 aumentou de 17 para 18 pontos. 

O Cruzeiro está com o acesso praticamente garantido. Os analistas de números colocam o time 99,999% na Série A de 2023. Mas, a partir de qual rodada o acesso poderá, de fato, ser confirmado?

O empate com o Criciúma acabou adiando um pouco mais a situação. Caso dê tudo certo nas duas próximas rodadas, a primeira chance de confirmar matematicamente o acesso será diante do Vasco, na 31ª rodada, no Mineirão. Jogo marcado para quarta-feira, 21 de setembro. Como há muitos times com pontuações próximas entre si, fora do G-4, é preciso uma combinação muito grande para tal. 

  1. Vencer Operário e CRB;
  2. O Londrina pode somar, no máximo, dois pontos;
  3. O Sport pode somar, no máximo, três pontos;
  4. O CRB pode somar, no máximo, três pontos (considerando que não seja com vitória sobre o Cruzeiro);
  5. O Tombense pode somar, no máximo, quatro pontos;

Na próxima rodada, o Cruzeiro recebe o Operário. Pensaremos no cenário de vitória. Neste caso, chegará aos 62 pontos, podendo abrir, no máximo, 21 pontos em relação ao quinto colocado, ainda com 27 em disputa.

O compromisso seguinte do Cruzeiro, na 30ª rodada, será contra o CRB, em Maceió. Chegará aos 65 pontos, se vencer. Pensando no cenário anterior, de o quinto colocado entrar na rodada com 41 pontos, o cruzeiro abrirá, no máximo, 23 de diferença no G-4, restando 24 em disputa. Isso porque há confronto direto entre Tombense e Londrina.

Para o Cruzeiro, se terminar até com 22 pontos de diferença para o quinto colocado, uma vitória sobre o Vasco bastará para confirmar o acesso. Isso porque depois dessa partida, restarão apenas 21 pontos em disputa.

Caso a diferença atual, de 18 pontos, seja mantida até o duelo com o time carioca, o Cruzeiro poderá confirmar a vaga na elite a partir do duelo com a Ponte Preta, em Campinas, na 32ª rodada. O jogo está marcado para 28 de setembro, uma quarta-feira, às 19h.

O Cruzeiro ainda terá duelos com Sport (F), Vila Nova (F), Guarani (C), Ituano (C), Novorizontino (F) e CSA (C), até o fim da Série B.

FUTEBOL MINAS FM