Os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) alcançaram um feito inédito em 2025 e, pela primeira vez na história, todos os 853 municípios mineiros estão inscritos na competição. Com o recorde, a expectativa do Governo de Minas é reunir cerca de 60 mil estudantes, outro recorde de participação.
Os números consolidam o Jemg como ferramenta de inclusão, formação e desenvolvimento de jovens atletas. Com um investimento superior a R$ 25 milhões, Minas fortalece a política pública de incentivo ao esporte e estabelece no estado um ambiente propício para a formação de talentos. “O recorde de adesão ao Jemg é um reflexo do nosso compromisso com a educação e o desenvolvimento social, garantindo que todos os municípios tenham acesso a essa iniciativa tão importante”, ressalta o governador de Minas, Romeu Zema.
“O esporte é uma das nossas prioridades porque abre oportunidades para os jovens mineiros”, completa o vice-governador Mateus Simões.
Aberto a estudantes-atletas de 12 a 17 anos, o Jemg conta com 32 modalidades esportivas, sendo 18 olímpicas e 14 paralímpicas. Além do goalball e luta olímpica, outras modalidades também estão incluídas, como atletismo, basquete, bocha, ciclismo, futebol e ginástica artística.
Para o secretário de Estado de Educação de Minas Gerais, Igor de Alvarenga, o recorde de inscrições demonstra o poder transformador que o esporte pode ter na vida de nossos jovens. “Os Jogos Escolares são mais do que uma competição, eles representam uma oportunidade valiosa para os estudantes-atletas desenvolverem habilidades essenciais, como trabalho em equipe, disciplina e resiliência”.
“O esporte proporciona um ambiente no qual os estudantes aprendem a lidar com desafios, respeitar regras e, sobretudo, a valorizar o esforço coletivo em busca de um objetivo comum”, analisa Alvarenga.