Atlético tentar fechar negociação com Diego Costa. - Portal MPA

Publicidade

Atlético tentar fechar negociação com Diego Costa.

Postado em 10/08/2021 11:49

O técnico Cuca abriu a coletiva pós-vitória do Atlético contra o Juventude dizendo que “nós não temos jogadores de referência para fazer o pivô, o giro, ou uma bola longa, fazer o domínio”. O Galo pretende solucionar o problema. O nome é Diego Costa, atacante ex-Atlético de Madrid. E há uma expectativa interna de que haja a contratação ainda nesta terça-feira.

Pessoas ligadas à tratativa ainda enxergam obstáculos financeiros até atingir um denominador comum que agrede as partes. Do lado do Galo, a estratégia é de convencimento e as ferramentas usadas são parecidas com as que trouxeram Hulk ao clube. Projeto esportivo de briga por títulos, salários em dia, futura casa própria a ser usada no fim de 2022.

Nos bastidores, o otimismo existe em fontes consultadas pela reportagem, que acreditam que haja uma definição ainda nesta terça-feira, véspera de River Plate x Galo na Libertadores. Por outro lado, outras frentes ligadas aos dois lados da moeda acreditam que Diego Costa precisa abrir mão de algumas imposições financeiras.

Recentemente, a imprensa turca noticiou que o Besiktas resolveu sair da mesa de ofertas por considerar o jogador caro demais. Aos 32 anos, Diego Costa deixou o Atlético de Madrid em dezembro de 2020. Naturalmente, foi alvo de várias sondagens e propostas.

Um grupo de empresários o ofereceu ao Galo ainda em 2020, quando o Atlético se preparava para passar o bastão presidencial entre Sérgio Sette Câmara e Sérgio Coelho. O atual mandatário, ao lado do diretor Rodrigo Caetano e do membro do colegiado, Renato Salvador, são o trio que traçam as pegadas do Galo no mercado da bola. Estão à frente das negociações, tendo os outros membros da cúpula sempre como conselheiros (e apoiadores financeiros) de toda hora.

O staff de Diego Costa é liderado por duas figuras centrais, uma delas é o irmão, Jair Costa. A outra é um tio da família (Jogner). O jogador é nascido em Lagarto, interior de Sergipe, tendo iniciado a carreira no Braga, de Portugal, e depois ido para a Espanha, em 2007.

Um personagem dentro desta história é o ex-diretor do Atlético, Alexandre Mattos, que tem relacionamento próximo de Hulk e Diego Costa. Ele está longe do Galo desde janeiro e não participa mais do dia a dia do clube. O camisa 7, inclusive, fechou com o Atlético depois que Mattos já havia saído.

Advertisement

Por outro lado, o executivo queria levar ambos para o Palmeiras, criou ligação próxima com os dois jogadores e foi o fio condutor das primeiras conversas entre Hulk, Diego Costa e Galo, em momentos distintos. Mattos está leiloando camisas da sua coleção e até postou foto de uma do Palmeiras, com o nome de Hulk, feita há alguns anos (2018), como peça de persuasão.

Por falar em estratégias de atração, o Atlético quer repetir o que fez com Hulk, para ter o atacante brasileiro, naturalizado espanhol, nas próximas horas. Na segunda, houve reunião virtual entre as partes. Há quem ache os valores ainda distantes da realidade do Galo. Mas, por outro lado, há espaço na folha salarial, com saída de atletas (vendas, empréstimos e fins de contrato).

Em dezembro de 2020, Diego Costa resolveu deixar o Atlético de Madrid, em rescisão amigável, faltando seis meses ainda de vínculo. Alegou situações particulares para deixar o clube que o projetou mundialmente. Sua última partida oficial foi em 22 de dezembro daquele ano, contra a Real Sociedad.

Na temporada 2020/21, foi titular apenas duas vezes no total de sete partidas realizadas pelo clube espanhol, com dois gols marcados. Na temporada passada, foram 30 jogos e cinco gols. Ele, entretanto, passou a janela de transferências de ano novo escutando propostas, tendo o nome levado aos clubes, mas sem acertar. Agora, nunca esteve tão perto de voltar aos trabalhos.

 

Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade