fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Atlético Mineiro
  • Atlético completa 50 anos de sua estreia na Libertadores atrás do Bi. Deportes Tolima x Atlético. A Minas FM transmite.

Atlético completa 50 anos de sua estreia na Libertadores atrás do Bi. Deportes Tolima x Atlético. A Minas FM transmite.

Image

Tolima e Atlético entram em campo nesta quarta-feira, às 21h, no estádio Manuel Murillo Toro, em Ibagué, na Colômbia. Os dois times se enfrentam pela primeira rodada do Grupo D da Copa Libertadores 2022.  A Minas FM 104,1 transmite.

Campeão do Apertura no Campeonato Colombiano 2021, e vice-campeão do Clausura, o Deportes Tolima foi o time mais forte do país no ano passado. Chega para este duelo com o Atlético sendo vice-líder do Apertura 2022, e venceu os dois últimos jogos (América de Cali e Deportivo Pereira). Terá a força do estádio Murillo Toro a seu favor. Por lá, nunca levou gol de clube brasileiro pela Libertadores.

Semifinalista da Libertadores do ano passado, o Atlético chega para a estreia embalado pelos títulos da Supercopa (20 de fevereiro) e o Campeonato Mineiro (sábado). O Galo encara uma viagem desgastante de 12 horas, com avião e ônibus, para tentar iniciar a campanha de 2022 no torneio com vitória. Em 2021, foi o líder geral da fase de grupos.

O campeão brasileiro e da Copa do Brasil completa 50 anos de relação com o principal torneio interclubes da América do Sul. Uma história de polêmicas, duelo com gigantes, retomada nos últimos 10 anos com a obsessão pelo bi.

Campeão da Libertadores 2013, o Atlético chegou a ficar 12 anos seguidos sem participar da competição, entre 2001 e 2012. Um jejum até menor de outro hiato entre 1982 e 1999. Em ótima fase, com colecionamento de taças, o Galo quer dar um passo além do que foi em 2021, quando terminou eliminado na semifinal, e de forma invicta.

Agora com El Turco no comando no lugar de Cuca. O lendário treinador foi campeão de 2013 e, no ano passado, comandou o time que eliminou Boca e River, e somou 72% de aproveitamento, recorde do clube. Um contraste, justamente, com o “debut” do Galo na Libertadores, há meio século.

Em 1972, como campeão brasileiro do ano anterior, o Atlético não passou da fase de grupos. Foram seis jogos, sem vencer, com cinco empates e uma derrota. Chegou a tomar W.O. no Paraguai, quando cinco jogadores foram expulsos contra o Olimpia no Defensores del Chaco. Situação que se repetiria em 1981, justamente diante do flamengo, no notório jogo do Serra Dourada.

Na participação anterior, o Atlético foi até a semifinal de 1978, num triangular contra Boca e River. Ficou pelo caminho quando não conseguiu contar com o artilheiro Reinaldo, em preparação para a Copa do Mundo na Argentina, seguido de séria (e mais uma) lesão no joelho.

Depois da participação em 2000 quando chegou até as quartas de final e foi eliminado pelo Corinthians, o Atlético precisou ter paciência para buscar a “Glória Eterna” da Libertadores. E ela veio logo na retomada em 2013.

No retrospecto geral, o Atlético tem 12 participações na Libertadores, com 103 jogos, 47 vitórias, 31 empates, 25 derrotas, 157 gols marcados e 104 sofridos. Irá para a 13ª participação em 2022.

Após o título do Campeonato Mineiro, o Atlético estreia na Copa Libertadores com três desfalques certos: Eduardo Vargas (já havia sido ausência no clássico), além de Réver e Matías Zaracho. Diego Godín e Junior Alonso disputam a posição do capitão. O uruguaio se recuperou de dor no joelho. No ataque, Ademir deve pintar na ponta direita.

Provável Atlético: Everson; Mariano, Nathan Silva, Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan, Jair e Nacho Fernández; Ademir, Hulk e Keno. Técnico: El Turco Mohamed.

O Deportes Tolima tem dois jogadores lesionados – os zagueiros Mosqueta e Quiñones. Além disso, há duas dúvidas na formação do técnico Hernán Torres. O lateral direito Juan Camilo Angulo, e o centroavante Juan Fernando Caicedo são dúvidas.

Provável Tolima: Domínguez; Mosquera, Moya, Caicedo e J. Hernández; Rovira e Ríos; Plata, Cataño e Lucumí; Michael Rangel. Técnico: Hernán Torres.

Equipe de Arbitragem: Árbitro: Alexis Herrera (Venezuela), Assistentes: Tulio Moreno e Jorge Urrego (Venezuela), Quarto árbitro: Jesus Valenzuela (Venezuela).

A Minas FM 104,1 transmite logo após América e Independiente del Valle a partir de 20h50 com Leo Lasmar, Oliveira Lima e Afonso Alberto. Acompanhe também pelo www.radiominasfm.com.br, facebook.com/minasfmdivinopolis, You Tube e Instagram Minas FM, pelo aplicativo radiosnet, procurando por rádio Minas FM e participando do Fala Torcedor da minas pelo whatsapp 37 3222 0001.