Voltar a disputar a Libertadores não é um objetivo tão distante assim para o América. O momento do time permite sonhar, mas sem tirar os “pés do chão”. O Coelho venceu o Coritiba, por 2 a 0, no Independência, e chegou a sete jogos de invencibilidade no Campeonato Brasileiro.
É claro que é preciso afastar de vez o risco de queda. O time tem cumprido essa missão. A vitória fez o Coelho chegar a 35 pontos. E cada passo para o sonho é um movimento para se distanciar ainda mais do Z-4.
Juntamente com o avanço do América na tabela do Brasileirão, há um outro fator que faz o desejo da equipe ganhar mais força. A zona de classificação à Libertadores deve aumentar, com a definição dos campeões da edição deste ano do torneio continental, da Sul-Americana e da Copa do Brasil.
Contra o Coritiba, o América foi maduro, soube escapar de momentos de instabilidade, encerrando as chances de reação do adversário. Substituto do suspenso Juninho, Matheusinho (crescendo de produção e recuperando as boas atuações) e Pedrinho conduziram o time para mais uma vitória.
O Coelho soube matar o jogo. Tomou a iniciativa no começo, explorando os lados do campo. O Coxa queria o contra-ataque. A estratégia mineira foi mais eficiente. O time chegou ao gol com Pedrinho e controlou a disputa.
Na etapa final, quando o rival tentava se soltar (chegou a carimbar o travessão – o América já havia acertado a trave antes), o time de Vagner Mancini retomou o domínio, com Matheusinho ampliando a vantagem no placar. Depois, foi administrar o tempo com tranquilidade.
Nessa sequência de sete partidas invicto, o América soma cinco vitórias, além de dois empates. Está entre as melhores campanhas do returno do Brasileiro. São 14 pontos somados dos 18 disputados.
Na próxima rodada do campeonato, o Coelho enfrenta o Botafogo. O jogo será no dia 11 (domingo que vem), no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.