fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • América
  • América volta a sonhar com vaga na Libertadores

América volta a sonhar com vaga na Libertadores

Image

O ano histórico do América em 2021 foi marcado pela superação que trouxe vaga inédita para a Libertadores. Em 2022, depois de fuga da zona de rebaixamento, o time refaz caminhos do ano anterior e traça recuperação parecida, em busca de mais uma classificação ao torneio continental.

Em 2021, a principal sequência invicta do time foi de oito partidas sem perder. Da 18° rodada à 26° foram quatro vitórias e quatro empates – aproveitamento de 66%. O América arrancou do Z-4 até a 10° posição, a seis pontos do G-6. No fim, garantiu classificação à Libertadores, na oitava posição.

Neste ano, as semelhanças surpreendem. A equipe repete o mesmo feito, com oito jogos sem derrotas, mas com cinco vitórias e três empates, aproveitamento melhor que o do ano passado (75%). A série invicta também tirou o Coelho do Z-4 e o levou à parte de cima da tabela, a sete pontos do G-6 (apenas um a mais que ano passado).

Ainda há mais coincidências. A arrancada deste ano começa praticamente no mesmo período do ano passado. Enquanto em 2021 a sequência foi da 18° à 25° rodada, em 2022 ela começou na 19°, com vitória sobre o Atlético-GO, e já passa da 25°.

Contra o Corinthians, no próximo domingo às 18h (de Brasília), o time pode ultrapassar a marca de 2021 e chegar a nove jogos sem derrotas no Campeonato Brasileiro.

Outro roteiro que pode se repetir neste ano é a ampliação do número de vagas à Libertadores. Na última temporada, Atlético (campeão da Copa do Brasil) e Palmeiras (campeão da Libertadores) terminaram no G-6 e “esticaram” a zona de classificação ao torneio continental, formando um G-8. Neste caso, o Coelho ficou com a última vaga.

Em 2022, já na sétima posição, o América espera contar novamente com vencedores de outros campeonatos para ficar com as novas vagas abertas à Libertadores. Flamengo, Fluminense, Corinthians e Athletico são as equipes ocupantes do G-6 que brigam por título da Copa do Brasil e Libertadores.

Caso eles ganhem os dois torneios, a zona de classificação ao torneio vai chegar até o oitavo colocado no Brasileirão, posição hoje é ocupada pelo Coelho. A final da Copa Sul-Americana será disputada pelo São Paulo – atualmente o 13º colocado na competição de pontos corridos.

Seja com sorte ou competência, o América já ocupa posição na tabela que o coloca como candidato à Libertadores do próximo ano. Sonho que começa a ser colocado em prática no dia a dia, como o técnico Vagner Mancini já comentou:

“Nós estamos sonhando sim em chegar novamente à Libertadores. Se vamos conseguir ou não, é outra história. Mas há um intuito muito forte para que isso seja alcançado”.

FUTEBOL MINAS FM