fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • América
  • América desfalcado. Mancini busca soluções para escalar equipe.

América desfalcado. Mancini busca soluções para escalar equipe.

Image

São pelo menos três desfalques importantes para Vagner Mancini escolher o América que vai a campo contra o Corinthians, no domingo às 18h. O volante Lucas Kal, titular absoluto no time, é uma das baixas. Nas vezes que não usou o jogador, Mancini teve dificuldades para vencer. Foram oito partidas sem o jogador no ano, com apenas duas vitórias.

Lucas Kal é peça importante na equipe de Vagner Mancini. Não à toa tem 41 jogos na temporada. Ele não esteve presente no ano por três motivos: opção do treinador, lesão no tornozelo e suspensão.

Lucas Kal é zagueiro de origem. Em 2019 e 2020 atuou nesta função no América, até ser negociado. Quando retornou, Vagner Mancini começou a utilizá-lo como volante. Henrique Fernandes recordou a trajetória do jogador na posição.

“Quando voltou pro América, estava o Mancini como treinador. Ele jogou um jogo como zagueiro contra o Juventude e apareceu como primeiro volante no jogo seguinte, uma atuação excelente do time numa vitória por 2 a 0 contra o Ceará. Deu assistência linda pro Fabrício Daniel nesse jogo.” – Henrique Fernandes, comentarista da TV Globo.

Em 2022, Lucas Kal sofreu lesão no tornozelo e desfalcou o Coelho em abril. O time, nos jogos sem o volante viu Zé Ricardo assumindo a posição. Um dos jogos foi o empate contra o Atlético, pela Libertadores, e Conti assumiu o lugar de Zé Ricardo nos minutos finais.

Jogos do América sem Lucas Kal por lesão:

  1. Atlético 1×1 América- Zé Ricardo entrou de volante e deu lugar a Conti, para segurar resultados nos minutos finais.
  2. América 4×1 Juventude – Zé Ricardo jogou os 90 minutos.
  3. CSA 0x3 América – Zé Ricardo jogou, e Flávio entrou nos minutos finais.
  4. Santos 3×0 América – Zé Ricardo jogou, mas saiu no intervalo pra entrar Pedrinho, já que o time perdia.

Além de lesionado, o volante também não jogou uma vez na temporada por conta de suspensão, assim como desta vez contra o Corinthians. Foi num clássico contra o Atlético

Jogos do América sem Lucas Kal por suspensão

  • América 1×2 Atlético – Conti entrou no lugar de Lucas Kal, formando uma linha de três zagueiros.

Lucas Kal também ficou fora de algumas partidas por opção de Mancini. Nestes jogos, Éder foi usado como primeiro volante. A última vez foi recentemente, no dia 18 de agosto, contra o São Paulo, pela Copa do Brasil. Henrique Fernandes relembrou que o desempenho defensivo da equipe não deu certo com Éder como titular neste jogo.

“Éder se perdeu na movimentação do Luciano, atacante do São Paulo, que circulou por dentro da marcação e abriu espaço pra Igor Gomes e Rodrigo Nestor infiltrarem na defesa do América. Vagner Mancini queria usar o Ricardo Silva pra dominar fisicamente o Calleri, o que ele também não conseguiu.” – Henrique Fernandes.

Jogos do América sem Lucas Kal por opção de Mancini

  1. América 0x1 Palmeiras – Éder foi usado como primeiro volante, e Iago Maidana e Conti na dupla de zaga.
  2. São Paulo 1×0 América – Éder jogou como primeiro volante, e Maidana e Conti na zaga. Lucas Kal entrou aos 29 minutos do segundo tempo de jogo no lugar de Conti.
  3. América 2×2 São Paulo – Éder jogou como primeiro volante, e Ricardo Silva fez a zaga com Maidana. Time mudou o sistema depois de sair perdendo por 2 a 1 no intervalo, mas passou a um 4-2-3-1, com Juninho e Alê como dupla de volantes. Kal não entrou.

Além de Lucas Kal, Mancini também não tem Everaldo e Danilo Avelar para enfrentar o Corinthians. Pensando nisso, o técnico quebrou a cabeça durante toda a semana para definir qual a melhor escalação. Diante do retrospecto, o treinador tem, pelo menos, três opções prováveis.

A principal é a utilização de Éder como primeiro volante. A dupla de zaga passaria a ter Iago Maidana e Ricardo Silva ou Conti, Marlon joga na esquerda, e no ataque Matheusinho substitui Everaldo.

A opção mais improvável, analisando o histórico, é a utilização de Zé Ricardo como primeiro volante. Mancini já fez isso na temporada, mas Zé Ricardo deixou de ser utilizado desde junho, contra o Flamengo. Esta foi a única partida que entrou em campo das últimas 18 em que foi relacionado.

Mas se seguir nesta opção, Mancini usaria Marlon na lateral-esquerda, e no ataque uma opção seria Matheusinho.

Outra alternativa é usar três zagueiros, com um defensor que se adiante mais para saída de bola. Mancini poderia usar Éder, Maidana e Conti (ou Ricardo Silva) na defesa. Marlon assumiria a ala esquerda, já que jogou assim; o meio-campo poderia se completar com Alê, Juninho; Patric ou Cáceres na direita, e Felipe Azevedo ou Benítez na armação.

No ataque, Henrique Almeida e Mastriani (que faz muito bem a função de segundo atacante). Esta opção também é improvável, já que mudaria muito o time e o retrospecto com três zagueiros não é positivo.

Seja qual for a estratégia de Mancini, o América terá um grande desafio pela frente. O Corinthians é um dos adversários mais qualificados que vai enfrentar na sequência invicta do ano, apesar de viver momento ruim fora de casa.

FUTEBOL MINAS FM