O filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles e protagonizado por Fernanda Torres, perdeu na categoria de Melhor Filme de Língua Não Inglesa, a qual concorria no Bafta 2025, premiação britânica de cinema, considerada um ‘termômetro’ para o Oscar.
Os concorrentes do filme três vezes indicado ao Oscar foram: Tudo Que Imaginamos Como Luz; A Semente do Fruto Sagrado e Emilia Pérez, sendo este o vencedor na categoria a qual Ainda Estou Aqui também disputava.
Emilia Pérez, filme que venceu o longa de Walter Salles no Bafta 2025, tem como protagonista Karla Sofía Gascón e também conta com atuação de Selena Gomez. Nas redes sociais, o vencedor de Melhor Filme de Língua Não Inglesa não teve uma recepção tão calorosa por parte de entusiastas brasileiros. Após o anúncio da vitória, internautas afirmaram que tal produção não tinha capacidade de vencer os outros concorrentes da categoria, em especial o filme em que Fernanda Torres atua.
Além disso, algumas pessoas comentaram que a meta de Ainda Estou Aqui segue sendo o Oscar, a ser realizado no dia 02 de março. “Prêmio de consolação, já que no Oscar vai dar nós [Ainda Estou Aqui]”, exemplifica um dos comentários acalorados pelo Instagram.
Fato é que nosso candidato brasileiro já recebeu múltiplas indicações em diversos festivais de cinema pelo mundo, sendo contemplado vitorioso em muitos deles. Tal reconhecimento, somado às três indicações no maior evento de cinema mundial, eleva as chances de, ao menos em uma das categorias, Ainda Estou Aqui e Fernanda Torres voltar com a estatueta em mãos.