Após o anúncio dos indicados ao Oscar ter sido feito na manhã desta quinta-feira (23) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, em Los Angeles, grande parte do Brasil ficou animada e comemorou a conquista nas redes sociais. A imprensa internacional e a imprensa brasileira, assim como artistas e famosos, manifestaram apoio ao desempenho do filme e da atriz protagonista, Fernanda Torres.
A live, realizada pela organização do Oscar, contou com indicações para múltiplas categorias e, para o Brasil, foram três indicações:
- MELHOR FILME: Ainda Estou Aqui (dirigido por Walter Salles)
- MELHOR FILME INTERNACIONAL: Ainda Estou Aqui (dirigido por Walter Salles)
- MELHOR ATRIZ PROTAGONISTA: Fernanda Torres (pelo papel em ‘Ainda Estou Aqui’)
É um momento histórico para o cinema nacional, que, em 2025, foi reconhecido em três categorias na maior premiação do cinema mundial. Em meio à onda de comemorações pelas redes sociais, Fernanda Torres e sua mãe, Fernanda Montenegro, expressaram suas emoções com a indicação.
Fernanda Montenegro, que já foi indicada ao Oscar em 1999 na categoria Melhor Atriz, por Central do Brasil, escreveu uma mensagem emocionante para a filha e para a cultura brasileira. Em suas redes sociais, a ‘Fernandona’ disse:
“Eu, Fernanda Montenegro, e Fernando Torres – onde quer que ele esteja – estamos felizes e realizados, em estado de Aleluia pelas indicações de Fernanda Torres e Walter Salles ao importante prêmio do Oscar. Um ganho cultural para o Brasil. Meu coração de mãe em estado de graça.”
Fernanda Montenegro, em post no Instagram
A mãe, aos 95 anos, já havia se emocionado com a vitória da filha no Globo de Ouro, no dia 5 de janeiro de 2025. Montenegro deu diversas entrevistas enfatizando que “viveu para esse momento”. E, agora, com a indicação de Fernanda Torres, ao Oscar, a ser realizado no dia 2 de março, no teatro Dolby, em Los Angeles, a mais nova brasileira homenageada no evento também se manifestou após o anúncio dos nomes.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Fernanda Torres, emocionada, agradece a Walter Salles, diretor de Ainda Estou Aqui e Central do Brasil (filme responsável pela indicação da mãe ao Oscar em 1999), descrevendo como ‘inimaginável’ o fato de o filme ter sido indicado em duas categorias do Oscar de 2025.
“Estou muito emocionada e surpresa, e queria dizer que eu amo o Brasil e estou muito orgulhosa de uma história brasileira fazer sentido no mundo e nos trazer essa alegria. […] E viva Eunice Paiva!”, disse Fernanda Torres em pronunciamento em seu Instagram.
No vídeo, Torres agradece a toda a equipe e, em especial, Eunice Paiva, mulher cuja história serviu de modelo para o filme, que retrata um momento da Ditadura Militar no país. Eunice Paiva faleceu no fim de 2018, mas sua experiência e traumas de vida foram relatados pelo filho, Marcelo Rubens Paiva, em um livro de 2015, homônimo do filme. Veja abaixo o vídeo feito por Fernanda Torres logo após o anúncio dos indicados ao Oscar de 2025.